INTERDISCIPLINARIDAD: ENTRE ERRORES Y POSIBILIDADES EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES

Autores/as

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo - UPF

Resumen

O presente estudo tem por escopo refletir sobre alguns equívocos que se formaram acerca do conceito de interdisciplinaridade no meio educacional e sua implicação, sobretudo, no que diz respeito à formação continuada de professores. Dessa forma, nossa reflexão será pautada pela seguinte pergunta: quais são os equívocos decorrentes do uso abusivo do conceito de interdisciplinaridade nos processos de formação continuada de professores? Para dar conta de responder a esse questionamento, estruturamos o texto em duas partes: inicialmente abordaremos algumas incompreensões e equívocos acerca da interdisciplinaridade presentes nesses processos formativos; em seguida, trataremos dos complexos desafios que perpassam a relação entre disciplinaridade e interdisciplinaridade. Ao final, esperamos que o conjunto do estudo possa vislumbrar um melhor tratamento da interdisciplinaridade na formação continuada de professores e, assim, atenuar os abismos que se criam entre a teoria e a prática.

Biografía del autor/a

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

PhD (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF/RS/Brasil). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo – Brasil.

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais (UPF). Especialista em Estratégias de Aprendizagem (FABE) e Graduado em Letras (UPF). Pesquisador e vice-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo – Brasil.

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Altair Alberto Fávero, & Evandro Consaltér. (2021). INTERDISCIPLINARIDAD: ENTRE ERRORES Y POSIBILIDADES EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 555–569. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3736

Número

Sección

Ciências Humanas