ENSINO DE BIOTECNOLOGIA: UM PANORAMA DE SUAS ABORDAGENS NO PAÍS DA BIODIVERSIDADE
Palabras clave:
Aprendizaje. Interdisciplinaridad. Organismos biologicos.Resumen
La Biotecnología, mientras una rama de las Ciencias, amplió el poder humano de manipular las formas de vida. Todavía tal poder suele no haber sido comprendido bien por la mayoría de los ciudadanos que se impresionan con los productos de la Biotecnología. Esta falta de comprensión puede significar una carta en blanco para el poder económico para explorar las posibilidades generadas. Por ser un país con enorme diversidad biológica, Brasil presenta amplio potencial para transformar ese recurso en riqueza, pero, para lograrlo, una educación formativa ejerce un punto fundamental. Será que Brasil adopta alguna política pública vuelta a enseñanza de la Biotecnología? Pensando en este aspecto, se realizó una revisión bibliográfica cuya temática fue la enseñanza de la Biotecnología en Brasil, teniéndose como bases la Biblioteca Digital Brasilera de Tésis y Disertaciones (BDTD) y la plataforma Scielo. Posteriormente, se realizó un análisis crítico sobre los trabajos en estudio, buscándose identificar el modo como la enseñanza de biotecnología en Brasil ha sido tratada como objeto de investigación.
Citas
[1] FONTES, E. M. G. Desenvolvimento, estágio no Brasil e requisitos para uma política nacional de Biossegurança (in Anais do Seminário internacional sobre Biodiversidade e transgênicos). Brasília- 1999, 236 p.
[2] GADOTTI, M. Histórias das ideias pedagógicas. 8ª edição, São Paulo: Ática, 2010.
[3] MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7ª Ed. – São Paulo- SP, Atlas, 2016.
[4] CACHAPUZ, A.; PÉREZ, D. G.; CARVALHO, A. M. P de.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de Ciências. 3ª Ed.- São Paulo: Cortez, 2011, 264 p.
[5] AMARAL, I. A do. O ensino de ciências e o desafio do fracasso escolar (in A Universidade e o ensino de 1º e 2º graus). Campinas- SP- 1988, 236 p.
[6] GARRAFA, V. Ciência, Poder e Ética (in Anais do Seminário internacional sobre Biodiversidade e transgênicos). Brasília- 1999, 236 p.
[7] VICTORINO, V. I. P. A revolução da Biotecnologia. São Paulo- Tempo Social, 12 (2): 129-145, novembro de 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ts/v12n2/v12n2a10.pdf> acesso em 12 de nov de 2019 às 8h25min.
Obras consultadas (Artigos)
BONIS, M. de.; COSTA, M. A. F. da. Educação em biossegurança e bioética: articulação necessária em biotecnologia. Ciência & Saúde Coletiva, 14(6):2107-2114, 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n6/17.pdf acesso em 29 de fev de 2020 às 15h30min.
CARVALHO, J. C. Q. de.; COUTO, S. G. do.; BOSSOLAN, N. R. S. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 897-912, 2012. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n4/v18n4a10.pdf acesso em 22 de fev de 2020 às 14h45min.
FERREIRA, J. A produção de memória biotecnológica e suas consequências culturais. RBCS Vol. 18 nº. 53 outubro/2003. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v18n53/18080.pdf acesso em 29 de fev de 2020 às 16h05min.
KLEIN, T. A. da S.; LABURÚ, C. E. Multimodos de representação e teoria da aprendizagem significativa: Possíveis Interconexões na Construção do Conceito de Biotecnologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.14, n. 02, p. 137-152, ago-nov 2012. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n2/1983-2117-epec-14-02-00137.pdf acesso em 22 de fev de 2020 às 14h40min.
MARCELINO, L. V.; MARQUES, C. A. Controvérsias sobre os transgênicos nas compreensões de professores de química. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.20, e9253, 2018. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/epec/v20/1983-2117-epec-20-e9253.pdf acesso em 28 de fev de 2020 às 11h40min.
PEDRANCINI, V. D.; NUNES, M. J. C.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; NUNES, W. M. de C. Saber científico e conhecimento espontâneo: Opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 135-146, 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n1/09.pdf acesso em 22 de fev de 2020 às 15h05min.
PINHEIRO, C. V. de Q.; QUEIROZ, C. H. O Corpo e seus limites: Entre o tecnicismo biológico e a narrativa estética. Psicologia & Sociedade; 23(n. spe.), 22-29, 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/psoc/v23nspe/a04v23nspe.pdf acesso em 29 de fev de 2020 às 14h00min.
POSSIK, P. A.; PEREIRA, J. M. C.; SHUMISKI, L. C.; PERSUHN, D. C.; CORRÊA, E. M.; RUFIER, M.; MAIA, R. de A.; SANTOS, M.; MEDAGLIA, A.; SOBREIRA, M.; MOURÃO, L. P. de S.; ELBLINK, M. T. Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a Semana da Ciência e Tecnologia no Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.20, supl., nov. 2013, p.1353-1362. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v20s1/0104-5970-hcsm-20-s-1353.pdf acesso em 29 de fev de 2020 às 13h35min.
SARMENTO, A. C. de H.; MUNIZ, C. R. R; SILVA, N. R. da.; PEREIRA, V. A.; SANTANA, M. A. dos S.; SÁ, T. S. de.; EL-HANI, C. N. Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 3, p. 573-598, 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n3/06.pdf acesso em 22 de fev de 2020 às 14h30min.
SILVA, R. C. M. Um rosto para vestir, um corpo para usar: narrativa literária e Biotecnologia. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 29, p. 151-188, jan./jun., 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ha/v14n29/a07v14n29.pdf acesso em 29 de fev de 2020 às 15h35min.
Obras consultadas (Dissertações e Teses)
ANDRADE, J. A. P. de. Biotecnologia, representação e tomada de consciência: aprendizagem nos cursos de ciência da saúde na UESB. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Biotecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular.
CARVALHO, E. de. Formação complementar de professores de ciências biológicas: análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de genética, evolução e biotecnologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
FRANZOLIN, F. Conhecimentos básicos de genética segundo professores e docentes e sua apresentação em livros didáticos e na academia: aproximações e distanciamentos. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Programa de Pós Graduação em Educação.
FREIRE, Alexandre de Sá. O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de genética no ensino médio. 2009. 110 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
GARCIA, G. M. P. Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013.
GOYA, P. R. DE L. Y. A temática Biotecnologia na formação inicial de professores de biologia: O que dizem licenciados em fase de conclusão do curso. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016
GUIMARÃES, M. P. Contribuições da Bioética às práticas docentes de Biologia em escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal. 2017. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
HÜNING, Simone Maria. O sujeito biotecnológico na viagem pelo reino das batatas transgênicas, porquinhos fosforescentes e almas codificadas. 2008. 144 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
KLEIN, T. A. da S. Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médio. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
LIMA, M. M. T. As concepções de cientistas brasileiros sobre a tecnociência: um estudo a partir da CTNBio. 2009. 162 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
MARCELINO, L. V. Compreensões de professores sobre abordagens da biotecnologia no ensino de química. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica.) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.
NETO, A. L. M. Discursos de genética em livro didático: Implicações para o ensino de biologia. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
OLIVEIRA, C. A. de. Os transgênicos na visão de professores e alunos do curso de Agronomia do IFNMG Campus Januária. Dissertação (mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2015
PARANHOS, M. L. R. A produção de corpos pelo discurso biotecnológico no currículo de formação em ciências biológicas. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
RIBEIRO, T. G. A percepção do consumidor sobre o uso de organismos geneticamente modificados em alimentos. 2015. 90 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Campinas, SP.
RIPOLL, D. Não é ficção científica, é ciência: a genética e a biotecnologia em revista. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
SIEBERT, Paloma Rodrigues. Bioética para estudantes de ciências biológicas: investigação sobre os fundamentos que compõem ou deveriam compor a área. 2015. 157 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.
SILVEIRA, C. A. da. Significados sociais das biotecnologias: Interesses e disputas em torno dos organismos geneticamente modificados (OGMs) no Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
SOUZA, A. C. N. de. A identidade profissional docente do egresso do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química/ISB/UFAM Coari- AM. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.