Avaliação Externa: o processo avaliativo em larga escala numa escola pública de Rio Branco/AC
Palabras clave:
Avaliação em larga externa. Prova Brasil. Orientações externas.Resumen
A pesquisa delineou-se com abordagem qualitativa, através de análise de documentos produzidos na unidade escolar e nas esferas federal e estadual, além de documentos de orientação curricular do estado do Acre, assim como os referenciais da matriz que orienta a Prova Brasil e a aplicação de um questionário para a coordenação pedagógica, diretora e professora das turmas do 5º ano. Como questões de estudo, optamos por verificar, quais são as marcas/impactos a avaliação em larga escala está produzindo na escola e em suas funções formativas e como a gestão da escola, a coordenação pedagógica e a professora das turmas 5º ano estão reagindo a esses processos avaliativos externos. O local onde foram coletadas informações para o suporte desse trabalho de pesquisa, apresentou fortes indícios de valorização do alcance de uma média expressiva, pois, os resultados alcançados em 2013 e 2015, colocaram a escola à frente no ranking estabelecido entre as escolas do município de Rio Branco, no Acre. .Entendemos que a prática escolar referendada pelas orientações externas vinculadas à Prova Brasil, engessam prováveis práticas curriculares que, talvez, possibilitariam outras formas de aprendizagem e uso da leitura, da escrita e do cálculo matemático, além de poderem privilegiar outras áreas do conhecimento científico e saberes populares da região na qual a escola está inserida, tendo em vista que os estudantes realizam experiências e situações diversificadas de aprendizagem junto às suas famílias e comunidades.
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