PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2004-2019)

Autores/as

  • Glaucia Rosely Barbosa Marin Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Airton José Vinholi Júnior IFMS

Palabras clave:

Estado da arte, Ensino de Genética, Pesquisa stricto sensu

Resumen

O campo da produção científica sobre o Ensino de Biologia no Brasil tem crescido significativamente. Contudo, o ensino de Genética tem apresentado intensos desafios, pois a complexidade de seus conteúdos e a pouca conexão com a realidade discente tornam a disciplina complicada e desinteressante. Sendo assim, este estado da arte constituiu-se na busca de trabalhos ligados aos programas de pós-graduação realizados no período de 2004 a 2019, na tentativa de responder as seguintes questões: qual a distribuição geográfica de maior e menor ocorrência dessas produções? Quais são as Instituições e os Programas que investigaram do tema? Quais os focos temáticos mais abordados nos estudos? Buscou-se, assim, subsidiar a construção de um panorama sobre o ensino de Genética em nível de ensino médio com o intuito de construir uma abordagem mais abrangente do desenvolvimento da área, além de criar novas possibilidades de metodologias que tenham implicações diretas na aprendizagem dos educandos.

Biografía del autor/a

Glaucia Rosely Barbosa Marin, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS

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Publicado

2020-07-28

Cómo citar

Barbosa Marin, G. R., & Vinholi Júnior, A. J. (2020). PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2004-2019). South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 922–944. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3323

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