PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2004-2019)

Authors

  • Glaucia Rosely Barbosa Marin Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Airton José Vinholi Júnior IFMS

Keywords:

Estado da arte, Ensino de Genética, Pesquisa stricto sensu

Abstract

O campo da produção científica sobre o Ensino de Biologia no Brasil tem crescido significativamente. Contudo, o ensino de Genética tem apresentado intensos desafios, pois a complexidade de seus conteúdos e a pouca conexão com a realidade discente tornam a disciplina complicada e desinteressante. Sendo assim, este estado da arte constituiu-se na busca de trabalhos ligados aos programas de pós-graduação realizados no período de 2004 a 2019, na tentativa de responder as seguintes questões: qual a distribuição geográfica de maior e menor ocorrência dessas produções? Quais são as Instituições e os Programas que investigaram do tema? Quais os focos temáticos mais abordados nos estudos? Buscou-se, assim, subsidiar a construção de um panorama sobre o ensino de Genética em nível de ensino médio com o intuito de construir uma abordagem mais abrangente do desenvolvimento da área, além de criar novas possibilidades de metodologias que tenham implicações diretas na aprendizagem dos educandos.

Author Biography

Glaucia Rosely Barbosa Marin, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS

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Published

2020-07-28

How to Cite

Barbosa Marin, G. R., & Vinholi Júnior, A. J. (2020). PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2004-2019). South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 922–944. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3323

Issue

Section

Artigos de Revisão