ELEMENTO CONSTITUINTE DO FAZER PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA:
o diálogo como mediação com o mundo da vida
Palabras clave:
Aprendizagem, Diálogo, MediaçãoResumen
Este trabalho teve como objeto de estudo o diálogo como elemento constituinte do fazer pedagógico, em uma sala de aula do Ensino Fundamental, de uma Instituição de Ensino na cidade de Bananeiras-PB. Nosso objetivo foi compreender como o diálogo fundamenta o fazer pedagógico em um dos espaços educativos da escola. Na pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como instrumentos de investigação a entrevista semiestrutura e a observação participante. Os sujeitos foram a gestora, o coordenador pedagógico e uma educadora. Os dados construídos foram analisados a partir das categorias ‘diálogo’ e ‘fazer pedagógico’. Constatamos que esse fazer é caracterizado como atividade criadora, que transforma a prática educativa por meio de uma aprendizagem com foco no educando e em sua experiência de vida real.
Citas
CHAUÍ, M. A nervura do real, Imanência e Liberdade em Espinosa. V.2. São Paulo:
Companhia das Letras, 2016.
___________. Espinosa, uma filosofia da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1995.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
ESPINOZA, B. Ética. Tradução: Tomaz Tadeu. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREINET, C. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Editorial Estampa. Colecção Técnicas de Educação, 1977.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’água, 1995b.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
JAEGER, W. Paidéia. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KOSIK, K. 1976. Dialética do concreto. 2ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1976.
MELLO, R. R.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlo: EdUFSCar, 2014.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social na mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.