ELEMENTO CONSTITUINTE DO FAZER PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA:

o diálogo como mediação com o mundo da vida

Autores/as

  • Wagner Alexandre Costa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Jalmira Linhares Damasceno Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia Silva Rodrigues UFPB

Palabras clave:

Aprendizagem, Diálogo, Mediação

Resumen

Este trabalho teve como objeto de estudo o diálogo como elemento constituinte do fazer pedagógico, em uma sala de aula do Ensino Fundamental, de uma Instituição de Ensino na cidade de Bananeiras-PB. Nosso objetivo foi compreender como o diálogo fundamenta o fazer pedagógico em um dos espaços educativos da escola. Na pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como instrumentos de investigação a entrevista semiestrutura e a observação participante. Os sujeitos foram a gestora, o coordenador pedagógico e uma educadora. Os dados construídos foram analisados a partir das categorias ‘diálogo’ e ‘fazer pedagógico’. Constatamos que esse fazer é caracterizado como atividade criadora, que transforma a prática educativa por meio de uma aprendizagem com foco no educando e em sua experiência de vida real.

Biografía del autor/a

Wagner Alexandre Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo pela UFPB

Granduando em Filosofia pela UFCG

Jalmira Linhares Damasceno, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestrado em Educação e doutoranda em Educação pela UFPB;

Professora Adjunta do CCHSA/UFPB

Citas

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Publicado

2020-07-28

Cómo citar

Costa Silva, W. A., Damasceno, J. L., & Silva Rodrigues, A. . C. (2020). ELEMENTO CONSTITUINTE DO FAZER PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: : o diálogo como mediação com o mundo da vida. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 543–562. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3091

Número

Sección

Ciências Humanas