CONCEPCIONES DE UN EQUIPO PEDAGÓGICO ACERCA DE LAS ACCIONES DE EDUCACIÓN EN SALUD EN EL AMBIENTE ESCOLAR
Palabras clave:
Educación en Salud; Promoción de la Salud; Servicios de Salud Escolar; Educación Interprofesional.Resumen
O objetivo do estudo foi analisar as concepções de uma equipe pedagógica em relação às ações de educação em saúde desenvolvidas a partir da integração de ações de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. Essa pesquisa ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo, 8 (oito) integrantes da equipe pedagógica da escola. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas coletivas que foram realizadas em quatro encontros com duração de aproximadamente uma hora, nas dependências da escola. Com a vinculação da escola ao PSE, bem como, a implementação de ações para os escolares, tendo impactado positivamente na saúde, educação e qualidade de vida dos estudantes. Os resultados demonstraram que as ações de saúde no cenário escolar ocorreram de maneira integrada e com resolutividade. A integração da equipe pedagógica permitiu o delineamento de estratégias, a construção de uma relação de confiança com a equipe e com as crianças e também um vínculo com a Secretaria de Saúde do município por meio do PSE. Contudo, há a necessidade de continuidade das ações e identificação de novas demandas para que a parceria com a gestão municipal se fortaleça e o cenário estudado possa ser contemplado com estratégias de enfrentamento para as necessidades identificadas.
Citas
[2] BRASIL. Ministério da saúde. Caderno do gestor do PSE/Ministério da saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde, p.68, 2015.
[3] JUNIOR, A. J. S. School health program: Limits and intersectoral possibilities. Interface: Communication, Health, Education, v.18, n.51, p.797–799, 2014.
[4] BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo do Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Instrutivo PSE. - Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
[5] COUTO, A. K. et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc - Santa Cruz o Sul, v.17, n.4 (Suplemento 1), 2016.
[6] BRASIL. Ministério da saúde. Caderno do gestor do PSE/Ministério da saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde, p.27, 2015.
[7] STYRON, R. Interdisciplinary Education: A Reflection of the Real World. Systemics, Cybernetics and Informatics, v.11, n.9, p.47–52, 2013.
[8] POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
[9] MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14ª edição. Hucitec-Abrasco. São Paulo-Rio de Janeiro, 2014.
[10] COUTO, Analie Nunes et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 17, out. 2016. ISSN 2177-4005. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/viewFile/8150/5362>. Acesso em: 15 jul. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v17i0.8150.
[11] BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo do Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Instrutivo PSE. Brasília: Ministério da Saúde, p.7, 2011.
[12] FARIA F. H. P.; AGUIAR A. C.; MOURA A. T. M. S.; SOUZA L.M.B.M. Percepções de profissionais de saúde da família e de educação sobre a Promoção da Saúde no ambiente escolar. Revista de APS, v.16, n.2, p. 158-64, 2013.
[13] MEDEIROS, A. B. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais.Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set. 2011.
[14] VERDELONE, T. H.; CAMPBELL, G.; ALEXANDRINO, C. R. Trabalhando educação ambiental com turmas do ensino fundamental I. Brazilian Journal of Development, v.5, n.6, p.4675–4687, 2018.
[15] COELHO J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.8, n.1, Pub.7, Janeiro 2015.