CONCEPCIONES DE UN EQUIPO PEDAGÓGICO ACERCA DE LAS ACCIONES DE EDUCACIÓN EN SALUD EN EL AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

  • Edith Almeida Pinto Universidade Franciscana
  • Ricardo Aymay Gonçalves Universidade Franciscana
  • Renata Saraiva Guedes Faculdade UNINASSAU
  • Ana Lúcia Saccol Universidade Franciscana
  • Juliana Silveira Colomé Universidade Franciscana

Palabras clave:

Educación en Salud; Promoción de la Salud; Servicios de Salud Escolar; Educación Interprofesional.

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar as concepções de uma equipe pedagógica em relação às ações de educação em saúde desenvolvidas a partir da integração de ações de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. Essa pesquisa ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo, 8 (oito) integrantes da equipe pedagógica da escola. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas coletivas que foram realizadas em quatro encontros com duração de aproximadamente uma hora, nas dependências da escola. Com a vinculação da escola ao PSE, bem como, a implementação de ações para os escolares, tendo impactado positivamente na saúde, educação e qualidade de vida dos estudantes.  Os resultados demonstraram que as ações de saúde no cenário escolar ocorreram de maneira integrada e com resolutividade. A integração da equipe pedagógica permitiu o delineamento de estratégias, a construção de uma relação de confiança com a equipe e com as crianças e também um vínculo com a Secretaria de Saúde do município por meio do PSE. Contudo, há a necessidade de continuidade das ações e identificação de novas demandas para que a parceria com a gestão municipal se fortaleça e o cenário estudado possa ser contemplado com estratégias de enfrentamento para as necessidades identificadas.

Biografía del autor/a

Edith Almeida Pinto, Universidade Franciscana

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN).

Ricardo Aymay Gonçalves, Universidade Franciscana

Biólogo. Mestrando em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana.

Renata Saraiva Guedes, Faculdade UNINASSAU

Odontóloga. Doutora em Odontologia. Docente da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Ana Lúcia Saccol, Universidade Franciscana

Nutricionista. Doutora em Nutrição. Docente da Universidade Franciscana (UFN).

Juliana Silveira Colomé, Universidade Franciscana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Franciscana (UFN).

Citas

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Publicado

2021-06-27

Cómo citar

Almeida Pinto, E., Aymay Gonçalves, R., Saraiva Guedes, R. ., Saccol, A. L., & Silveira Colomé, J. (2021). CONCEPCIONES DE UN EQUIPO PEDAGÓGICO ACERCA DE LAS ACCIONES DE EDUCACIÓN EN SALUD EN EL AMBIENTE ESCOLAR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 451–460. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3005

Número

Sección

Ciências da Saúde