SÍNDROME DE BURNOUT NOS CURSOS DE LETRAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Autores/as

  • Kleyton Góes Passos Universidade Federal do Acre.
  • Maria Eduarda Marques da Silva Acadêmica Universidade Federal do Acre
  • Gercilene Silva de Jesus Universidade Federal do Acre
  • Gerson Scherrer Júnior Universidade Federal de São Paulo
  • Odete Teresinha Portela Universidade Federal de São Paulo
  • Angélica Gonçalves Silva Belasco Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

Burnout; Esgotamento profissionalEstresse; Docentes.

Resumen

Diversos estudos mostraram que a grande maioria da equipe acadêmica tenta equilibrar diferentes tarefas relacionadas a assuntos de ensino, pesquisa e extensão. A Síndrome de Burnout (SB) é conhecida como o desgaste gerado na atividade ocupacional e está diretamente ligado ao ambiente de trabalho. Objetivo: analisar se há presença ou não da SB em docentes dos cursos de Licenciatura em Letras – Inglês, Português e Espanhol, da Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Floresta, na cidade de Cruzeiro do Sul - Acre. Material e método: O cálculo amostral levou em consideração o levantamento de todos os professores que atuam no nos cursos de Letras - Inglês, Letras – Português e Letras Espanhol, da UFAC, Campus Floresta. Para tanto, o tamanho da amostra foi estimado na totalidade de 19 (n = 19) professores. Para a coleta dos dados foi utilizado o questionário Maslach Burnout Inventory (MBI). Resultado e Discussão: em relação à amostra estudada, observamos que as dimensões da síndrome assumiram características diferentes, sendo que, apresentou valores de média altos para BRP, medianos para EE e baixos para DE. Descartando assim, um possível desenvolvimento de Burnout nesta população. Conclusão: Os dados levantados nesse estudo podem fornecer melhor compreensão dos fatores motivadores dos estressores e ampliar a discussão sobre melhorias e medidas preventivas no que diz respeito às doenças ocupacionais.

Biografía del autor/a

Kleyton Góes Passos, Universidade Federal do Acre.

Doutorando em Ciências - UNIFESP; Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local; Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase na ESF e Enfermagem do Trabalho; Bacharel em Enfermagem. Professor do Centro Multidisciplinar no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre - UFAC; atualmente membro do Conselho Universitário da UFAC e do Núcleo Docente Estruturante do Curso Bacharelado em Enfermagem. Experiência em gestão administrativa na função de Secretário Municipal de Saúde; Direção Geral do Instituto Técnico Educacional do Acre e Coordenação de Curso Superior em Enfermagem.

Maria Eduarda Marques da Silva Acadêmica, Universidade Federal do Acre

Graduanda do curso de bacharelado em enfermagem, Universidade Federal do Acre – Campus floresta (UFAC – Campus floresta).

Gercilene Silva de Jesus, Universidade Federal do Acre

Graduanda do curso de bacharelado em enfermagem, Universidade Federal do Acre – Campus floresta (UFAC – Campus floresta).

Gerson Scherrer Júnior, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeiro, Doutorando em Ciências, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Odete Teresinha Portela, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Ciências, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Angélica Gonçalves Silva Belasco, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira, Pós Doutora em Ciências, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

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Publicado

2021-06-27

Cómo citar

Passos, K. G., Acadêmica, M. E. M. da S., Gercilene Silva de Jesus, Gerson Scherrer Júnior, Odete Teresinha Portela, & Angélica Gonçalves Silva Belasco. (2021). SÍNDROME DE BURNOUT NOS CURSOS DE LETRAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 414–424. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2958

Número

Sección

Ciências da Saúde

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