EDUCAÇÃO NO CONTEXTO SUL-AMAZÔNICO

A CONTRIBUIÇÃO DOS COLETIVOS POPULARES PARA A DISCUSSÃO CURRICULAR

Autores/as

  • Viviani Fernanda Hojas Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Tânia Mara Rezende Machado Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC) http://orcid.org/0000-0001-5721-9079

Palabras clave:

Currículo; Diversidade; Movimentos sociais.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar práticas educativas singulares, desenvolvidas por coletivos populares na Amazônia Sul Ocidental, e refletir acerca do currículo e dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos nas escolas da região. Inicialmente, argumentamos que em se tratando de produção e acesso ao conhecimento não há um caminho único e fixo a ser trilhado. Em seguida, lançamos mão de três projetos educativos com o intuito de dar maior visibilidade às ações formativas desenvolvidas e aos saberes produzidos na especificidade dessas ações. Ao final, salientamos que, para a concretização do direito à educação da população sul-amazônica, a escola como instituição social continua tendo seu papel validado como espaço de socialização de conhecimentos com vistas à humanização. Contudo, destacamos a necessidade de se pensar outros currículos escolares pautados em epistemologias que primem pela garantia diversidade social, cultural, étnico-racial, de gênero, entre outras.

Biografía del autor/a

Tânia Mara Rezende Machado, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutora na área de Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (UFAC) na Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Trabalho Docente" e compõe o Grupo de Pesquisa "Imagens de um Ofício - História e Memória das Instituições e das Práticas de Formação de Professores no Acre (1920 - 2000)".

Citas

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Publicado

2021-06-27

Cómo citar

Hojas, V. F., & Rezende Machado, T. M. (2021). EDUCAÇÃO NO CONTEXTO SUL-AMAZÔNICO: A CONTRIBUIÇÃO DOS COLETIVOS POPULARES PARA A DISCUSSÃO CURRICULAR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 636–646. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2784

Número

Sección

Ciências Humanas