EXERCÍCIO DE CIDADANIA E ENSINO ESCOLAR
POSSIBILIDADES PARA CRIAÇÃO DE UM CONSELHO MIRIM DA PESSOA EM CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA
Palabras clave:
cidadaniaResumen
Pretende-se fazer uma análise dos conceitos que envolvem o exercício da cidadania, infância e condição de deficiência centrando tal reflexão em princípios basilares da Constituição Federal Brasileira, bem como fazendo-se uma interligação entre o exercício e a busca de direitos com o empoderamento do ser humano. As reflexões partem de experiências abordadas em dois estudos distintos: recorte de parte do trabalho de pós doutoramento desenvolvido na Universidade de Barcelona sob a realidade de Ponta Porã (área de fronteira seca), relacionado a escolarização de crianças e adolescentes em condição de deficiência, assim como, na pesquisa (em desenvolvimento) de mestrado na Universidade de La Empresa, de Montevidéu em Relações Internacionais e Integrações da América Latina que aborda o princípio da felicidade e o direito à Educação de crianças paraguaias ou de origem paraguaia na fronteira Brasil/Paraguai. Entende-se a conexão do exercício da cidadania com a busca por direitos que podem auxiliar na aprendizagem de empoderamento de crianças. Nesse sentido acredita-se na estruturação de Conselhos Mirins da pessoa em Condição de Deficiência via a escola como meio para se educar e promover a consciência de um ser humano mais preparado para viver a proposição de um desenho universal de mundo.
Palavras-chave: Cidadania. Infância. Deficiência. Dignidade da Pessoa Humana. Empoderamento.