EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA: TRANSIÇÃO PARA UM NOVO MODELO DE PRODUÇÃO

Autores/as

  • Charlys roweder IFAC, Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnologica - PROFEPT
  • Celle Cristianne M. Evangelista Belchior IFAC, mestrado em Educação profissional
  • Danielle Jacob Serra do N. Rezende IFAC, mestrado em Educação Profissional
  • Maria Cecília Pereira Ugalde

Resumen

O enfoque agroecológico caracteriza-se como uma alternativa que traz a perspectiva de sustentabilidade aos agroecossistemas, comenta-se o contexto sócio-histórico e aspectos ideológicos que balizaram a política da educação profissional, a ciência agroecológica sua reestruturação e planejamento face aos desafios colocados nos últimos anos, por um modelo de crescimento econômico em transição para um modelo de viés desenvolvimentista que trabalha com a ideia de várias dimensões e com a questão da preservação da biodiversidade e da interação de diversas plantas e animais. Essa interpretação contribuirá para o aumento da produtividade, para o reestabelecimento do equilíbrio dos agroecossistemas e para a transformação ambiental e social de uma forma que se sustente ao longo do tempo, tudo visto a partir de um modelo de educação profissional politécnica ativa. Assim, esse artigo tem por objetivo analisar o ensino profissional técnico de nível médio no Brasil a partir da perspectiva das políticas federais contemporâneas, diante da insustentabilidade socioambiental dos sistemas de produção agrícolas e do modo de vida na atualidade que trazem como uma inflexão importante a busca de um novo patamar da educação profissional. Para tanto, buscou-se aporte teórico em pesquisas bibliográficas realizadas na internet, utilizando Altieri (2000), Cavailhes (1981), Freire (1987), entre outros. A partir do estudo realizado, observou-se que a firme determinação do Estado na difusão das políticas de longo prazo, garantirá o êxito da passagem para políticas públicas educacionais concertadas em diferentes esferas governamentais e privadas, tendo em vista o projeto de desenvolvimento, que procura combinar competitividade e inclusão social profissionalizada e ativa.

Biografía del autor/a

Charlys roweder, IFAC, Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnologica - PROFEPT

Dr. em Biodiversidade e Biotecnologia, engenheiro Florestal, professor de educaçãp basica e tecnologica

Celle Cristianne M. Evangelista Belchior, IFAC, mestrado em Educação profissional

Estudante mestrado

Danielle Jacob Serra do N. Rezende, IFAC, mestrado em Educação Profissional

 Estudante mestrado

Maria Cecília Pereira Ugalde

Estudante mestrado

Citas

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Publicado

2021-06-27

Cómo citar

roweder, C., Belchior, C. C. M. E., Rezende, D. J. S. do N., & Ugalde, M. C. P. (2021). EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA: TRANSIÇÃO PARA UM NOVO MODELO DE PRODUÇÃO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 474–483. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2437

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Agrárias