EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA: TRANSIÇÃO PARA UM NOVO MODELO DE PRODUÇÃO
Abstract
O enfoque agroecológico caracteriza-se como uma alternativa que traz a perspectiva de sustentabilidade aos agroecossistemas, comenta-se o contexto sócio-histórico e aspectos ideológicos que balizaram a política da educação profissional, a ciência agroecológica sua reestruturação e planejamento face aos desafios colocados nos últimos anos, por um modelo de crescimento econômico em transição para um modelo de viés desenvolvimentista que trabalha com a ideia de várias dimensões e com a questão da preservação da biodiversidade e da interação de diversas plantas e animais. Essa interpretação contribuirá para o aumento da produtividade, para o reestabelecimento do equilíbrio dos agroecossistemas e para a transformação ambiental e social de uma forma que se sustente ao longo do tempo, tudo visto a partir de um modelo de educação profissional politécnica ativa. Assim, esse artigo tem por objetivo analisar o ensino profissional técnico de nível médio no Brasil a partir da perspectiva das políticas federais contemporâneas, diante da insustentabilidade socioambiental dos sistemas de produção agrícolas e do modo de vida na atualidade que trazem como uma inflexão importante a busca de um novo patamar da educação profissional. Para tanto, buscou-se aporte teórico em pesquisas bibliográficas realizadas na internet, utilizando Altieri (2000), Cavailhes (1981), Freire (1987), entre outros. A partir do estudo realizado, observou-se que a firme determinação do Estado na difusão das políticas de longo prazo, garantirá o êxito da passagem para políticas públicas educacionais concertadas em diferentes esferas governamentais e privadas, tendo em vista o projeto de desenvolvimento, que procura combinar competitividade e inclusão social profissionalizada e ativa.
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