COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE

Autores

  • Vera Lucia Gomes Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande MS

Resumo

O trabalho docente na escola inclusiva, tem exigido dos professores novas estratégias e utilização de recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem os impedimentos para o acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais, considerando suas especificidades. A presente pesquisa teve como objeto de estudo o estudante com paralisia cerebral e a comunicação alternativa e aumentativa. O cenário foi uma sala de recursos multifuncionais de uma escola da rede estadual de ensino do município de Campo Grande/MS. O objetivo foi oportunizar acessibilidade comunicacional ao estudante com paralisia cerebral a partir da criação de uma prancha de comunicação alternativa, utilizando o software Boardmaker. A pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa e como instrumento para coleta de dados utilizamos o estudo de caso e observação participativa. Contou com a participação da professora do atendimento educacional especializado e da mãe do estudante. A utilização da prancha de comunicação possibilitou que o estudante com paralisia cerebral manifeste seus desejos e necessidades, tornando-se socialmente capaz e participativo, servindo como ponte que amplia as chances para a comunicação verbal e/ou sua compreensão da mesma.  A realização deste trabalho possibilitou destacar a importância que o software Boardmaker desempenha no desenvolvimento da comunicação e da linguagem do estudante pesquisado, bem como, proporcionou o uso das pranchas em todos os contextos que o referido vivencia dentro da escola ou na sociedade.

Biografia do Autor

Vera Lucia Gomes, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande MS

Possui graduação em Pedagogia (1995), pós graduada em Educação Especial e Inclusiva pela UNIDERP (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2008), doutoranda pela UCDB. Foi conselheira suplente do Conselho Estadual de Educação do Estado de MS, Conselheira suplente do Conselho de Ensino e pesquisa e Extensão UEMS. Atuou Coordenadora de Educação Especial do Estado de MS (2007-2014), Atualmente é Tutora do Curso de Especialização em Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado da UFMS. Atua como professora da Universidade Federal do MS - Câmpus Aquidauana, nas disciplinas de Educação Inclusiva, Políticas Públicas da Educação, Fundamentos da Alfabetização, Metodologia de Pesquisa, Educação do Campo, e Gestão Educacional. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial e inclusiva, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva.

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Publicado

2019-01-26

Como Citar

Gomes, V. L. (2019). COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1610

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas