A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE SERES VIVOS POR ESTUDANTES SURDOS NA ABORDAGEM BILÍNGUE
Resumo
A Língua Brasileira de Sinais é importantíssima para o desenvolvimento do pensamento abstrato e na formação de conceitos científicos pelo aluno surdo. Dessa forma, esta pesquisa objetivou identificar as concepções de seres vivos por estudantes surdos matriculados no 4º ano do ensino fundamental de uma escola bilíngue de Campo Grande/MS. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e entrevista semi – estruturada como instrumento de coleta de dados. A pesquisa contextualiza o leitor a respeito do histórico da educação de Surdos, passando pelas abordagens de exposição à língua, mais especificamente o Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo, evidenciando a concepção de ensino e cultura dos Surdos em cada uma delas, demonstrando a necessidade de analisar a metodologia empregada pelo professor e as escolhas lexicais na Libras para transmitir o conceito do conteúdo a ser trabalhado. Diante disto, a investigação aponta que esses alunos desenvolveram mecanismos internos diferenciados para dar respostas, que na maioria das vezes são similares as concepções dos alunos sem deficiência, consolidando apenas sua diferença linguística.
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