A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE SERES VIVOS POR ESTUDANTES SURDOS NA ABORDAGEM BILÍNGUE

Autores

  • Vera Lucia Gomes Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rita de Fátima da Silva Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
  • Karine Albuquerque de Negreiros Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais é importantíssima para o desenvolvimento do pensamento abstrato e na formação de conceitos científicos pelo aluno surdo. Dessa forma, esta pesquisa objetivou identificar as concepções de seres vivos por estudantes surdos matriculados no 4º ano do ensino fundamental de uma escola bilíngue de Campo Grande/MS. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e entrevista semi – estruturada como instrumento de coleta de dados. A pesquisa contextualiza o leitor a respeito do histórico da educação de Surdos, passando pelas abordagens de exposição à língua, mais especificamente o Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo, evidenciando a concepção de ensino e cultura dos Surdos em cada uma delas, demonstrando a necessidade de analisar a metodologia empregada pelo professor e as escolhas lexicais na Libras para transmitir o conceito do conteúdo a ser trabalhado. Diante disto, a investigação aponta que esses alunos desenvolveram mecanismos internos diferenciados para dar respostas, que na maioria das vezes são similares as concepções dos alunos sem deficiência, consolidando apenas sua diferença linguística. 

Biografia do Autor

Vera Lucia Gomes, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia (1995), pós graduada em Educação Especial e Inclusiva pela UNIDERP (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2008). Foi conselheira suplente do Conselho Estadual de Educação do Estado de MS, Conselheira suplente do Conselho de Ensino e pesquisa e Extensão UEMS. Atuou Coordenadora de Educação Especial do Estado de MS (2007-2014), Atualmente é Tutora do Curso de Especialização em Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado da UFMS. Atua como professora da Universidade Federal do MS - Câmpus Aquidauana, nas disciplinas de Educação Inclusiva, Políticas Públicas da Educação, Fundamentos da Alfabetização, Metodologia de Pesquisa, Educação do Campo, e Gestão Educacional. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial e inclusiva, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva.

Rita de Fátima da Silva, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.

Karine Albuquerque de Negreiros, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Tradutora/intérprete de Libras com experiência nos âmbitos: educacional, clínico, palestras, seminários e congressos. Possui certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras / Língua Portuguesa / Libras Nível Superior e Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais Nível Superior . Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ? UEMS (2016), Pós-Graduada lato sensu em Libras (2012) e Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2009).

Referências

BAKHTIN. M . Língua, fala e enunciação. In: BAKHTIN. M. Marxismo e filosofia da linguagem. (tradução: Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira) São Paulo: Hucitec, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. P. 25 - 32.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm. Acessado em 5.10.2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. Vol 5. Brasília: MEC/SEESP, 2003, p. 84.

HODSON, D. Existe um método científico? Education in chemistry. Traduzido e adaptado de Is there a scientific method? Education in Chemistry, Cambridge, v. 19, n. 11, p. 112-116, 1982.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1994, p. 34,

LURIA A.R. Pensamentos e Linguagens: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes e Científicos. EDU. 1986, p. 24.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982, p. 23.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo, EPU. 1999, p.75.

PIAGET J. Linguagem e Pensamento na criança. 5ed. Rio de Janeiro. Fundo de Cultura, 1996.

QUADROS, R. M. Educação de Surdos. A Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997 p. 27, 47.

REILY, L. H. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. (Org.). Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. 4. ed.. São Paulo: Plexus. 2003, p. 117 - 169.

REILY, L, H. Estratégias pedagógicas na escola inclusiva: depoiment. 2005. Papirus. Disponível em:

<http://www.papirus.com.br/entrevista_detalhe.aspx?chave_entrevista=7&menu=autores>. Acesso em 26/11/2016.

SILVA, A. C.; NEMBRI, A. G. Ouvindo o silêncio: surdez, linguagem e educação. Porto Alegre: Mediação, 2008, p. 25.

VYGOSTKY, L. S. Linguagem e pensamento. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p.38.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Gomes, V. L., da Silva, R. de F., & de Negreiros, K. A. (2017). A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE SERES VIVOS POR ESTUDANTES SURDOS NA ABORDAGEM BILÍNGUE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1044

Edição

Seção

Artigos de Revisão