ANATOMY EDUCATION IN CAMPUS FLORESTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: THE USE OF ANIMAL SKELETONS AS DIDACTIC RESOURCESENSINO DE ANATOMIA NO CAMPUS FLORESTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: O USO DE ESQUELETOS ANIMAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS

Autores

  • Tiago Ricardo Fernandes Jacó Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Centro Multidisciplinar, Laboratório de Anatomia e Fisiologia Comparada e Laboratório de Biologia Animal
  • Antonio Tarlei de Souza Leite Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Centro Multidisciplinar, Laboratório de Anatomia e Fisiologia Comparada e Laboratório de Biologia Animal
  • André Luis da Silva Casas Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Centro Multidisciplinar, Laboratório de Anatomia e Fisiologia Comparada e Laboratório de Biologia Animal http://orcid.org/0000-0001-6034-0208

Resumo

The study of anatomy, since the beginning of the formation of western culture, was derived from philosophical and methodological basis for understanding the form, function and origin of the man. It has been the basis for students of the courses in Health Sciences and Biological Sciences, with indispensable use of corpses and/or cadaveric parts for a better understanding of the structures of the human body and animals. Thus, using mainly techniques of biological maceration and necrophagous insects (Coleoptera, Dermestes maculatus), it was possible to prepare 13 complete skeletons of animals that are being used in the disciplines of Human and Animal Anatomy taught at the Didactic Laboratory of Comparative Anatomy and Physiology of the Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Brazil.

O estudo da Anatomia desde o inicio da formação da cultura ocidental, baseou-se em bases filosóficas e metodológicas para entender a forma, a função e a origem do homem. Tem sido a base para estudantes dos cursos de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, com a indispensável utilização de corpos e/ou partes cadavéricas para uma melhor compreensão das estruturas dos corpos dos animais e dos seres humanos. Assim, utilizando técnicas de maceração biológica e insetos necrófagos (Coleoptera, Dermestes maculatus), foi possível preparar 13 esqueletos completos de animais que tem sido utilizado nas disciplinas de Anatomia humana e animal ministradas no Laboratório Didático de Anatomia e Fisiologia Comparada da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Brasil.

Referências

COLE, F, J. et al. A History of Comparative Anatomy: From Aristotle to the Eignhteenth Century, Macmillan & Company Limited, 1944.

DARWIN, C. On The Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life. London, 6th Murray, 1859.

FORNAZIERO, C, C, GIL, C, RR. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 27, n. 2, p. 141-146, 2003.

CARDINOT, T, M, et al. Importância da disciplina de anatomia humana para os discentes de educação física e fisioterapia da ABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELFORD ROXO/RJ. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista/SP, v. 13, n. 1, p. 95-102, 2014.

MOORE, K, L, DALLEY, A, F, AGUR, A, MR. Anatomia orientada para a clínica. Guanabara koogan, 2006.

MELO, E, N, de, PINHEIRO, J, T. Procedimentos legais e protocolos para utilização de cadáveres no ensino de anatomia em Pernambuco. Revista Brasileira Educação Médica, p. 315-323, 2010.

LUCE K, MARIA H. Anatomia: a ordem do corpo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 1, 2004.

QUEIROZ, C, A, F, et al. O uso de cadáveres humanos como instrumento na construção de conhecimento a partir de uma visão bioética. 2005.

COSTAI, G, B, F, COSTAI da, GILLIANE B, F, LINSI, C, C, S, A. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 369-373, 2012.

TRELEASE, R, B. Anatomical informatics: Millennial perspectives on a newer frontier. The Anatomical Record, v. 269, n. 5, p. 224-235, 2002.

REIS, N, R. Sobre os mamíferos do Brasil. Mamíferos do Brasil, p. 17-26, 2006.

REIS, N, R. et al. Morcegos do brasil. Universidade Estadual de Londrina, 2007.

D'ELÍA, G. Guía dos roedores de Brasil: com chaves para gêneros baseadas em caracteres externos. Mastozoología Neotropical, v. 15, n. 2, p. 374-376, 2008.

QUEIROZ, L, J. et al. Peixes do rio Madeira, Ssnto Antônio Energia. São Paulo, 2013.

HILDEBRAND, M. Anatomical preparations. Univ of California Press, 1968.

ALVARENGA, H. Coleções osteológicas: perspectivas para a ornitologia no Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi, Zool., Belém, v. 8, n. 1, p. 247-257, 1992.

LADEIRA, L, M, C, E, B, HÖFLING, E. Osteologia craniana de Bucconidae. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais, v. 2, n. 1, p. 117-153, 2007.

TEIXEIRA, G, J, et al. Anatomia comparada dos Boinae (Serpentes, Boidae) sul-americanos: uma abordagem osteológica para fins aplicativos na paleontologia de vertebrados. (Tese de Doutorado) Universidade de São Paulo, 2013.

SISSON, S, GROSSMAN, J, D. Osteologia do carnívoro, Anatomia dos animais domésticos, v. 5, p. 1337-1415, 1986.

ROMÃO, R. Osteologia das aves. 2011.

AVERSI-FERREIRA, T, A, et al. The Practice of Dissection as Teaching Methodology in Anatomy Applied to Medical Education. International Journal of Morphology, v. 28, n. 1, 2010.

AURICCHIO, P, SALOMÃO, M, da G. Técnicas de coleta e preparação de vertebrados para fins científicos e didáticos. Instituto Pau Brasil de História Natural, São Paulo, p. 77-123, 2002.

HILDEBRAND, M, GOSLOW JR, G, E. Análise da estrutura dos vertebrados. Atheneu, 2006.

SILVEIRA, M, J, OLIVEIRA, E, F, de. A importância das coleções osteológicas para o para o estudo da biodiversidade. SABIOS-Revista de Saúde e Biologia, v. 3, n. 1, 2008.

3B SCIENTIFIC, Vendas de Peças Anatômicas <https://www.3bscientific.com.br> [acesso em: 10 de Jul/2017]

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

Jacó, T. R. F., Leite, A. T. de S., & Casas, A. L. da S. (2018). ANATOMY EDUCATION IN CAMPUS FLORESTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: THE USE OF ANIMAL SKELETONS AS DIDACTIC RESOURCESENSINO DE ANATOMIA NO CAMPUS FLORESTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: O USO DE ESQUELETOS ANIMAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1515

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas