PREPARATION OF ANATOMICAL PIECES AS DIDACTIC RESOURCES FOR NURSING AND BIOLOGICAL SCIENCES UNDERGRADUATE COURSES: THE CHALLENGES OF TEACHING ANATOMY IN THE EXTREME WESTERN BRAZILIAN AMAZON

Autores

  • Antonio Tarlei de Souza Leite Universidade Federal do Acre, Campus Floresta
  • Tiago Ricardo Fernandes Jacó Universidade Federal do Acre, Campus Floresta
  • André Luis da Silva Casas Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Centro Multidisciplinar, Laboratório de Anatomia e Fisiologia Comparada e Laboratório de Biologia Animal http://orcid.org/0000-0001-6034-0208

Resumo

The process of learning anatomy is complex and difficult as far as teaching is concerned, since memorizing structures with complex names makes the task monotonous and discouraging. To arouse interest in learning Anatomy, 10 animal cadaveric parts were produced for the implementation of new teaching-learning methods. These materials were used in classes and practical tests in the course of 02 semesters in the teaching of Human Anatomy and Animal Anatomy, visibly arousing in the students of the Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, a greater interest in learning, since it replaced anatomical plastic models by the models of animal cadaveric parts. In view of the results, it is possible to observe that the use of the pieces during the classes is an innovative and efficient tool in the anatomy teaching in the extreme Brazilian western Amazon, providing to undergraduate students of Nursing and Biological Sciences to learn with higher quality even in the most remote university Campus of the interior of Brazil.

O processo de aprendizagem da Anatomia é complexo e difícil no que diz respeito ao ensino, uma vez que a memorização de estruturas com nomes complexos torna a tarefa monótona e desanimadora. Para despertar interesse no aprendizado da Anatomia, foram produzidas 10 partes de cadáveres de animais para a implementação de novos métodos de ensino-aprendizagem. Estes materiais foram utilizados em aulas e provas práticas no decorrer de 02 semestres no ensino de Anatomia Humana e Anatomia Animal, despertando visivelmente nos alunos da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, um maior interesse na aprendizagem, uma vez que substituiu modelos anatômicos de plástico por peças cadavéricas animais. Diante dos resultados, é possível observar que o uso das peças durante as aulas é uma ferramenta inovadora e eficiente no ensino de anatomia no extremo Oeste da Amazônia brasileira, proporcionando aos graduandos de Enfermagem e Ciências Biológicas a aprendizagem com maior qualidade no Campus universitário mais remoto do interior do Brasil.

Referências

DARWIN, C. The origin of species. London: Murray, 1859.

COLE, F, J. A history of comparative anatomy from Aristotle to the eighteenth century. 1944.

RAMOS, K, S; PEDROSO, A, C; GUIMARÃES, G, F; SANTOS, J, C, C; LACERDA, P, S, D. Uma análise de caso acerca do ensino em morfologia na universidade do estado do Pará. Pará: Universidade Federal do Pará, XXIII Congresso Brasileiro de Anatomia. 2008.

SILVA, M, S, L; BIAZUSSI, H, M; MACHADO, H, A. Produção de material didático alternativo para aula prática de anatomia humana. In: VII CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2012.

MELO, E, N; PINHEIRO, J, T. Procedimentos legais e protocolos para utilização de cadáveres no ensino de anatomia em Pernambuco. Rev Bras Educ Med 34(2):315–323. 2010.

SUGAND, K; ABRAHAMS, P; KHURANA, A. The Anatomy of Anatomy: A Review for Its Modernization. Anatomical Sciences Education 83-84. 2010.

MANYAMA, M; STAFFORD, R; MAZYALA, E; LUKANIMAL, A; MAGELE, N; KIDENYA, B, R; KIMWAGAL, E; MSUYAL, S; KAUKI, J. Improving gross anatomy learning using reciprocal peer teaching. BMC Medical Education 16: 1. 2016.

SOUSA, C, G; BENETTI, E, J; SIMÕES, K; QUALHATO, G. Desenvolvimento de modelo anatômico animal do sistema nervoso para fins didáticos. Enciclopédia Biosfera 9: 2761-2769. 2013.

BUYS-GONÇALVES, G, F; SOUZA, D, B; SAMPAIO, F, J, B; PEREIRA-SAMPAIO, M, A. Anatomical relationship between the kidney collecting system and the intrarenal arteries in the sheep: Contribution for a new urological model. The Anatomical Record. 2016.

ELNADY, F, A. The Elnady Technique: An innovative, new method for tissue preservation. ALTEX. 2016.

GREGORY, S, R; COLE, T, R. The changing role of dissection in medical education. Jama 287: p. 1180-1181. 2002.

TAYLOR, W, R; VAN DYKE, G, C. Revised procedures for staining and clearing small fishes and other vertebrates for bone and cartilage study. Cybium 9(2): 107-119. 1985.

DANGELO, J, G; FATTINI, C, A. Anatomia Humana Básica. 2ª Ed. Atheneu. 176 p. 1995.

CAMPUS NETO, F, H, C; MAIA, N, M, F; GUERRA, E, M, D; A experiência de ensino da anatomia humana baseada na clínica. Fortaleza: Universidade Metropolitana de Fortaleza, XXIII Congresso Brasileiro de Anatomia. 2008.

LIMA, V, M; PEREIRA, K. Métodos de ensino-aprendizagem em anatomia humana e comparativa. Jataí, Anais do XXV Congresso de Educação do Sudoeste Goiano/ Edição Nacional. 2009.

ROMANOWSKI, J, P; WACHOWICZ, L, A. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: ANASTASIOU, Leia. GRAÇAS, C; ALVES, L, P. Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE 121- 139. 2003.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Leite, A. T. de S., Jacó, T. R. F., & Casas, A. L. da S. (2018). PREPARATION OF ANATOMICAL PIECES AS DIDACTIC RESOURCES FOR NURSING AND BIOLOGICAL SCIENCES UNDERGRADUATE COURSES: THE CHALLENGES OF TEACHING ANATOMY IN THE EXTREME WESTERN BRAZILIAN AMAZON. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1693

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências da Saúde