O DICIONÁRIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar alguns termos científicos e técnicos inseridos no dicionário de tipo 3, destinado aos estudantes do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O dicionário é uma obra lexicográfica que inscreve o vocabulário de uma língua, destacando os sistemas lexical, semântico, discursivo, pragmático e gramatical da língua, além de atuar como ferramenta didática no processo de aprendizagem do vocabulário. A metodologia se sustenta nos princípios do método descritivo e analítico. Para tanto, selecionamos 5 termos que constam no livro didático Ciências Naturais do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e analisamos conforme as definições apresentadas no dicionário Aurélio Júnior, com vistas a examinarmos a funcionalidade da definição para esse público-alvo. A análise demonstrou que embora o dicionário forneça subsídios para o desenvolvimento linguístico dos alunos que se encontram na fase de aprendizagem de conhecimentos abstratos, os conteúdos informacionais e explicativos das definições exigem um redimensionamento para que atenda às singularidades dos estudantes do 6º ano.

 

Biografía del autor/a

Rebeka da Silva Aguiar, Universidade de Brasília - Programa de Pós-graduação em Linguística

Graduada em Letras: Língua Portuguesa pela UEA

Especialista em Estudos Literários e Língua Portuguesa pela FARO

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade - UFAC

Doutoranda em Linguística - UnB

 

 

Citas

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Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Aguiar, R. da S. (2017). O DICIONÁRIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1329

Número

Sección

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar