MAPAS MENTAIS: INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO RELACIONADO À TEMÁTICA “CORES”
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos de mapas mentais, bem como expor e discutir os mapas mentais elaborados por estudantes durante intervenções relacionadas à temática “Cores”. As intervenções foram desenvolvidas com duas turmas da 3ª série do Ensino Médio do noturno, na disciplina de Química de uma escola pública, por meio de oficinas temáticas que auxiliaram os estudantes na compreensão dos conhecimentos científicos sobre a temática “Cores”. No decorrer das intervenções, foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados, como: questionários pré e pós, estudo de casos, mapas mentais entre outros, que permitiram detectar a construção do conhecimento por parte dos estudantes. Todos os instrumentos de coleta de dados foram importantes, porém, os mapas mentais elaborados pelos estudantes em três diferentes estágios serão apresentados e analisados neste trabalho. Os resultados obtidos indicam que as oficinas temáticas foram fundamentais para o ensino e aprendizagem e que os mapas mentais foram instrumentos importantes e eficazes, pois por meio de sua análise foi possível identificar a construção do conhecimento por parte dos estudantes.Citas
VOGEL, M.; MARI, C. F. Uso de temas químicos sociais como proposta de ensino de Química.In: SANTANA, E.; SILVA, E. Tópicos em Ensino de Química. São Carlos, p. 37-62, 2014.
BRAIBANTE, M. E. F.; PAZINATO, M. S. O Ensino de Química através de temáticas: contribuições do LAEQUI para a área. Revista Ciência e Natura. v. 36 Ed. Especial II, p. 819-826, 2014.
PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F. Oficina temática Composição Química dos Alimentos: Uma possibilidade para o Ensino de Química. Química Nova na Escola. v. 36, n. 4, p. 289-296, 2014.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o Ensino de Química: Oficinas Temáticas para a Aprendizagem da Ciência e o Desenvolvimento da Cidadania. Revista em extensão. v. 7, 2008.
KRAISIG, A. R. A temática "Cores" no ensino de Química". Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
PEDROSA, I. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.
SILVA, G. S.; BRAIBANTE, M. E.; BRAIBANTE, H. T. S.; PAZINATO, M. S.; TREVISAN, M. C. Oficina temática: uma proposta metodológica para o ensino do modelo atômico de Bohr. Ciência e Educação. v. 20, n. 2, p. 481-495, 2014.
BUZAN, T. Mapas mentais. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2009.
MOREIRA, A. M. Teoria de aprendizagem. 2ª. ed. São Paulo: EPU, 2011.
JOHNSON-LAIRD, P. Mental models. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1983.
ONTORIA, A. P.; LUQUE, A.; GOMEZ, J. P. R. Aprender com os mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. 2. ed. São Paulo: Editora Madras, 2006.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 1986.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência e Educação. v.12, n.1, p.116-128, 2006.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação. v.9, n.2, p.191-211, 2003.