MAPAS MENTAIS: INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO RELACIONADO À TEMÁTICA “CORES”

Autores

  • Ângela Renata Kraisig UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Mara Elisa Fortes Braibante UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos de mapas mentais, bem como expor e discutir os mapas mentais elaborados por estudantes durante intervenções relacionadas à temática “Cores”. As intervenções foram desenvolvidas com duas turmas da 3ª série do Ensino Médio do noturno, na disciplina de Química de uma escola pública, por meio de oficinas temáticas que auxiliaram os estudantes na compreensão dos conhecimentos científicos sobre a temática “Cores”. No decorrer das intervenções, foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados, como: questionários pré e pós, estudo de casos, mapas mentais entre outros, que permitiram detectar a construção do conhecimento por parte dos estudantes. Todos os instrumentos de coleta de dados foram importantes, porém, os mapas mentais elaborados pelos estudantes em três diferentes estágios serão apresentados e analisados neste trabalho. Os resultados obtidos indicam que as oficinas temáticas foram fundamentais para o ensino e aprendizagem e que os mapas mentais foram instrumentos importantes e eficazes, pois por meio de sua análise foi possível identificar a construção do conhecimento por parte dos estudantes.  

Biografia do Autor

Ângela Renata Kraisig, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

Mara Elisa Fortes Braibante, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Kraisig, Ângela R., & Braibante, M. E. F. (2017). MAPAS MENTAIS: INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO RELACIONADO À TEMÁTICA “CORES”. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1273

Edição

Seção

Ciências Humanas