Construindo um terrário e reconstruindo modelos mentais em discussões na epistemologia ecológica

Autores/as

  • Anderson dos Santos Portugal Museu Nacional - UFRJ
  • Joyce Jesus Santana Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro
  • Maria Cristina de Oliveira Doglio Behrsin

Resumen

Terrários são arranjos que consistem na conservação de plantas em recipientes fechados, em que sua construção e observação remetem a um trabalho experimental onde se procede a manipulação de variáveis ecológicas. O objetivo deste trabalho tecer as relações sincréticas que levem os alunos a elucidação de diversos fenômenos biológicos, através da construção e observação de terrários, bem como entender e discutir os modelos mentais dentro da epistemologia ecológica. Este trabalho foi realizado uma turma de 20 alunos do segundo ano do segundo segmento do ensino fundamental, e foi dividido em quatro etapas, aplicação de um questionário pré-atividade, construção do terrário pelos alunos, observação do terrário pelos alunos semanalmente em um período de seis semanas e discussão dos resultados observados. Os alunos apresentaram dificuldades de perceber o terrário como um ecossistema bem como suas interações bióticas e abióticas, principalmente devido a sua compartimentalização dos conceitos ecológicos. O terrário se mostrou não somente como uma alegoria didática na medida em que foi um ponto de transposição didática trazendo empolgação e curiosidade dos alunos, que no contato com este objeto de estudo, foram confrontados a re-construção de modelos mentais.

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Publicado

2017-07-17

Cómo citar

Portugal, A. dos S., Santana, J. J., & Behrsin, M. C. de O. D. (2017). Construindo um terrário e reconstruindo modelos mentais em discussões na epistemologia ecológica. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1081

Número

Sección

Ciências Biológicas

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