VISITA GUIADA E SUAS (DES)CONSTRUÇÕES NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Anderson dos Santos Portugal Museu Nacional - UFRJ
  • Rayssa Felix Garcia Mello Professora da educação infantil da Prefeitura Municipal de Cordeiro
  • Leandro Barros Oliveira Associação Pro Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar como uma visita guiada pode sensibilizar e fazer (des)construções na percepção ambiental de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do CIEP Brizolão 145 Dr. Oswaldo Cruz, antes e após uma visita guiada realizada na APA Mata do Posto Zootécnico situada no município de Cordeiro, RJ. A hipótese testada foi de que a visita guiada, junto com a apresentação dos conhecimentos ecológicos locais, influenciaria positivamente na sensibilização destes alunos a temática, sendo uma ação de Educação ambiental eficaz. Os resultados obtidos apontam que, antes da visita guiada, os alunos entendiam o meio ambiente como um lugar puramente natural, com poucas relações interespecíficas e distantes do ser humano. Após a visita guiada estes alunos passaram a ter uma visão globalizante do meio ambiente e perceberam a necessidade da conservação desse local. A hipótese inicial foi confirmada, corroborando a importância desta atividade transdiciplinar.

Biografia do Autor

Anderson dos Santos Portugal, Museu Nacional - UFRJ

Licenciatura em Ciências Biológicas pela UERJ/FFP (2009), mestrado em Biologia Vegetal UERJ/IBRAG (2011) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica), Museu Nacional – UFRJ (2019). Atua como tutor presencial CECIERJ/CEDERJ desde 2012, professor de preparatórios para concursos e em escolas públicas do ensino básico. Atua em projetos de pesquisa de Ecofisiologia de samambaias tropicais, percepção e educação ambiental em espaços não formais de ensino. Atuou como professor substituto UERJ/FFP nas disciplinas de Botânica e Bioquímica.

Rayssa Felix Garcia Mello, Professora da educação infantil da Prefeitura Municipal de Cordeiro

PMC- Professora da educação infantil da Prefeitura Municipal de Cordeiro

IFRJ - Especialista em Ensino de Ciências com Ênfase em Biologia e Química

Leandro Barros Oliveira, Associação Pro Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

UERJ/FFP- Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

AGEVAP - Associação Pro Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Portugal, A. dos S., Felix Garcia Mello, R., & Barros Oliveira, L. (2020). VISITA GUIADA E SUAS (DES)CONSTRUÇÕES NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 251–268. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3372

Edição

Seção

Ciências Biológicas