DON QUIJOTE DE LA MANCHA EN DIBUJOS
Abstract
A necessidade e dificuldade para introduzir a Literatura Clássica espanhola para trabalhar com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação/UFAC, com a obra de Don Quijote de La Mancha, levou a usar os desenhos em quadrinhos. Este gênero textual segundo Eguti (2001) tem como objetivo a narração de fatos procurando reproduzir uma conversação natural dos personagens, por palavras, gestos faciais e corporais que situam ao leitor. O resultado foi satisfatório já que aprenderam o conteúdo da obra, a técnica do desenho, vocabulário espanhol, e ganharam bolsas do CNPQ.
References
ARAÚJO de, J. C.; COSTA de, M. A.; COSTA de, E. V. A Margem - Estudos. Uberlândia - MG, p. 26-36, 2008. BRASIL. MEC. PCN+ Ensino Médio – Orientações.
BRASIL. MEC. PCN Ensino Fundamental – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua estrangeira e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. – 2000
EGUTI, Claricia Akemi. A Representatividade da oralidade nas Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. USP, 2001. Dissertação de Mestrado.
GONÇALVES, P. J. Síntese da Motivação. Rio de Janeiro: Imago, 2003.