THE COLONIZED CITY AND THE IMPACTS OF THE NEW CORONAVIRUS PANDEMIC ON THE BLACK AND INDIGENOUS POPULATION

Authors

  • Cláudia Marques de Oliveira Rede MulherAções - Rede de Formações para Negras, Afroindígenas e indígenas do Acre
  • Sulamita Rosa da Silva Rede MulherAções - Rede de Formações para Negras, Afroindígenas e indígenas do Acre
  • Andrisson Ferreira Silva Universidade Federal do Acre (UFAC)

Keywords:

Racismo, Novo Coronavírus, População Negra e Indígena

Abstract

This work aims to analyze the impacts of the pandemic of the new coronavirus that exposed society in its old practices of exclusion, having as main target the life of the black and indigenous population. As a theoretical-methodological procedure, a reflection survey will be made based on the work of Fanon, which can enter how a state machine works against the condemned of the land, Foucault dealing with biopolitics and Mbembe about the necropolitics. The results allow an understanding of how the state system is colonizing and patriarchal, condemning the inferiorized population - as minor policies affected by the regulation of life and death, access and non-access. From this pandemic context it is possible to perceive that the biopolitics, necropolitics, social darwinism and eugenics gained even more strength by the spread of SARS-CoV-2 in colonized cities.

 

Author Biographies

Cláudia Marques de Oliveira, Rede MulherAções - Rede de Formações para Negras, Afroindígenas e indígenas do Acre

láudia Marques de Oliveira é quilombola do povo gurutubano do norte de Minas, nasceu em Janaúba no estado de Minas Gerais. Possui graduação em Normal Superior/Pedagogia - Faculdades Pedro Leopoldo. Bolsista Internacional da Fundação Ford com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação - Linha: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas pela Fae/UFMG com o tema: Cultura Afro-brasileira e Educação: significados de ser criança negra e congadeira no município de Pedro Leopoldo/MG. Professora substituta na Universidade Federal do Acre - Ufac 2018 a 2020 e Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Pedro Leopoldo/MG. Formadora do Pacto para Alfabetização na Idade Certa 2014/2016 pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e do Programa A Cor da Cultura realizado pelo MEC/Canal Futura/Seppir 2010/2012. Membro do Programa Ações Afirmativas na UFMG, do Observatório da Discriminação Racial, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/Ufac e do Grupo de Pesquisa "O processo de construção do docente em história: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula. Professora associada e integrante do Comitê Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Membro da Comissão Editorial da Revista em Favor de Igualdade Racial e da Rede MulherAções - Rede de Formações para Mulheres Negras, Afroindígenas e Indígenas do estado do Acre - prêmio Lideranças Públicas Negras 2021. Atua no projeto de pesquisa internacional: So who is building sustainable development? Transforming exploitative labour along southern corridors of migration, sendo financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC) e coordenado pela Universidade de Strathclyde (ES/S001417/1), com o objetivo da criação de um protocolo regional em defesa de direitos dos imigrantes indígenas venezuelanos do povo Warao (agosto 2020-março 2021).

Sulamita Rosa da Silva, Rede MulherAções - Rede de Formações para Negras, Afroindígenas e indígenas do Acre

Graduada em Pedagogia (2013-2017) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre (2017-2019). Atuou como professora substituta na área de Ensino e Aprendizagem na Ufac (2018-2020), lecionando disciplinas relacionadas a Investigação e Prática Pedagógica nas escolas; Didática e Estágio Supervisionado. Pesquisa temáticas relacionadas a: educação para as relações étnico-raciais e de gênero; interseccionalidade, epistemologias feministas negras, currículo e didática voltados para a inclusão e equidade no processo educativo. Apoiada como Liderança pelo Edital de Aceleração de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco pelo Baobá: fundo para equidade racial (2020-atual), executando o projeto Rede MulherAções - Rede de Formações para Negras, Afroindígenas e indígenas do Acre, configurando-se também como extensão pelo Neabi/Ufac. Atua no projeto de pesquisa internacional: So who is building sustainable development? Transforming exploitative labour along southern corridors of migration, sendo financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC) e coordenado pela Universidade de Strathclyde (ES/S001417/1), com o objetivo da criação de um protocolo regional em defesa de direitos dos imigrantes indígenas venezuelanos do povo Warao (agosto 2020-março 2021). Pesquisadora associada a ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

Andrisson Ferreira Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduando do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), atuou como bolsista no laboratório Observatório de Discriminação Racial (ODR/Ufac), e é integrante dos Grupos de Pesquisa GPPCDH: "O processo de construção do docente em história”; "Gênero, Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileira" e do grupo "Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac)". É sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN). Faz parte do programa de Residência Pedagógica em História e tem experiência com a temática das relações étnico-raciais articulado à Lei 10.639/2003. Atualmente é bolsista no projeto "Educação para as Relações étnico-raciais" desenvolto a partir do Programa de Desenvolvimento para as Nações Unidas - PNUD, e pela Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial - Seppir, e desenvolve pesquisa de Iniciação Científica (Pibic) no projeto "Representações dos povos indígenas do Acre nas plataformas digitais brasileiras".  Atua como Editor Gerente na Revista Em Favor de Igualdade Racial (Refir) e também no corpo editorial técnico da Revista Das Amazônias - revista discente de História da Ufac.  

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Published

2021-09-04 — Updated on 2021-09-04

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How to Cite

Marques de Oliveira, C., Rosa da Silva, S., & Silva, A. F. (2021). THE COLONIZED CITY AND THE IMPACTS OF THE NEW CORONAVIRUS PANDEMIC ON THE BLACK AND INDIGENOUS POPULATION. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 576–593. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4732

Issue

Section

Ciências Humanas