PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARADIDÁTICOS PARA A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Desde seus primórdios, a Física Moderna e Contemporânea causou espanto, gerou controvérsias e fomentou discussões, dada a complexidade de alguns de seus conceitos. Mas o que se provou depois é que se trata de uma das áreas do conhecimento humano que mais contribuem para a análise dos fenômenos naturais e a compreensão das constantes descobertas científicas que repercutem diretamente no avanço tecnológico. Contudo, essa ciência geralmente não é lecionada no Ensino Médio e assim os jovens perdem a oportunidade de ter contato com descobertas mais recentes da Física. As justificativas para essa ausência vão desde a complexidade do tema até a falta de tempo de inseri-lo nas matrizes curriculares e planejamentos anuais. Contudo, estudos já apontaram que é necessário buscar metodologias de estudar a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio de modo a privilegiar a parte conceitual, histórica e sua aplicação prática, tudo isso de uma forma atraente e motivadora para o aluno. Diante dessa realidade, o presente trabalho apresenta uma metodologia baseada na produção de materiais paradidáticos que tratam a Física Moderna e Contemporânea simultaneamente à Física Clássica no Ensino Médio e ainda propõem atividades lúdicas para que alunos desse nível de escolaridade possam aprender enquanto se divertem. Tal metodologia foi desenvolvida e aplicada com sucesso em uma escola de Ensino Médio e os resultados foram amplamente satisfatórios, principalmente no que se refere à aprendizagem do tema e a motivação para o estudo da Ciência.Downloads
Published
2015-12-30
How to Cite
de Jesus, M. A., & Diniz, J. B. (2015). PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARADIDÁTICOS PARA A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/381
Issue
Section
Resumos de Dissertações e Teses