AVALIAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO FORMATIVA SOBRE CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
Abstract
Nesse artigo temos por objetivo relatar uma ação formativa realizada com professores e futuros professores de Matemática acerca da temática avaliação, mais especificamente a respeito de critérios de correção. Tal ação ocorreu no contexto de um projeto de extensão concebido na perspectiva de grupo de estudos e reflexão a respeito da prática docente no contexto da formação de professores de Matemática. O encaminhamento adotado com os participantes foi utilizar as seguintes etapas: resolução de algumas tarefas de matemática, análise e discussão de possíveis resoluções para essas tarefas, elaboração de critérios de correção, análise e discussão desses critérios. Ao final do trabalho, foi possível identificar, por meio do relato dos mesmos, potencialidades para a sua formação docente tal como outro olhar para a temática e possibilidades para ações futuras em sala de aula.
References
CURI, E. Avaliação e formação de professores: propostas e desafios. Educação Matemática em Revista. São Paulo, ano 9, p.105-113, 2002, p.105.
BURIASCO, R. L. C. Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, n.22, p. 155-178, 2000, p.159.
CID, M.; FIALHO, I. Critérios de avaliação: da fundamentação à operacionalização. In: FIALHO, I.; SALGUEIRO, H. Turma Mais e sucesso escolar: contributos teóricos e práticos. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora, p. 109-124.
DIAS, P.; SEMANA, S. Avaliar, ensinar e aprender: Dimensões pedagógicas distintas nas aulas de matemática. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga. 2009, p.03. Disponível em: http://area.fc.ul.pt/pt/.
GIMENES, J.; PENTEADO, M. G. Aprender Matemática em grupo de estudos: uma experiência com professoras de séries iniciais. ZETETIKÉ, v. 16, n. 29, p. 73-92, 2008.
SANTOS, E. R. Estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em
questões discursivas não rotineiras de Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2008.