AVALIAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO FORMATIVA SOBRE CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

Authors

  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Abstract

Nesse artigo temos por objetivo relatar uma ação formativa realizada com professores e futuros professores de Matemática acerca da temática avaliação, mais especificamente a respeito de critérios de correção. Tal ação ocorreu no contexto de um projeto de extensão concebido na perspectiva de grupo de estudos e reflexão a respeito da prática docente no contexto da formação de professores de Matemática. O encaminhamento adotado com os participantes foi utilizar as seguintes etapas: resolução de algumas tarefas de matemática, análise e discussão de possíveis resoluções para essas tarefas, elaboração de critérios de correção, análise e discussão desses critérios. Ao final do trabalho, foi possível identificar, por meio do relato dos mesmos, potencialidades para a sua formação docente tal como outro olhar para a temática e possibilidades para ações futuras em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

References

CURI, E. Avaliação e formação de professores: propostas e desafios. Educação Matemática em Revista. São Paulo, ano 9, p.105-113, 2002, p.105.

BURIASCO, R. L. C. Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, n.22, p. 155-178, 2000, p.159.

CID, M.; FIALHO, I. Critérios de avaliação: da fundamentação à operacionalização. In: FIALHO, I.; SALGUEIRO, H. Turma Mais e sucesso escolar: contributos teóricos e práticos. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora, p. 109-124.

DIAS, P.; SEMANA, S. Avaliar, ensinar e aprender: Dimensões pedagógicas distintas nas aulas de matemática. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga. 2009, p.03. Disponível em: http://area.fc.ul.pt/pt/.

GIMENES, J.; PENTEADO, M. G. Aprender Matemática em grupo de estudos: uma experiência com professoras de séries iniciais. ZETETIKÉ, v. 16, n. 29, p. 73-92, 2008.

SANTOS, E. R. Estudo da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em

questões discursivas não rotineiras de Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2008.

Published

2019-08-01

How to Cite

Santos, E. R. dos, & Teixeira, B. R. (2019). AVALIAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO FORMATIVA SOBRE CRITÉRIOS DE CORREÇÃO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2283

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)