A ESCRITA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Natalia Maria da Silva Soares
  • Francielle Silva Gardin
  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Nesse artigo tem-se por objetivo relatar uma experiência a partir de um trabalho desenvolvido, no contexto de uma disciplina do terceiro ano da Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública Paranaense, envolvendo a utilização da escrita reflexiva. Para isso foi utilizado o caderno de aula com reflexões, que em síntese refere-se ao material usado pelos futuros professores para os registros das aulas, acrescido de suas reflexões acerca das temáticas abordadas em sala de aula. Acredita-se que esse trabalho atendeu ao propósito da disciplina e pode oportunizar aprendizagens para os alunos e contribuir com a formação deles como professores.

Biografia do Autor

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

[1] BURTON, J. Reflective writing-Getting to the heart of teaching and learning. In: BURTON, J.et all. Reflective Writing: A Way to Lifelong Teacher Learning. TESL-EJ Publications, 2009.
[2] FIORAVANTE, A. P. G. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: Vivências no curso de pedagogia da FURG. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
[3] PONTES, R. A. F. Os registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", V, 2011, São Cristóvão, SE. Anais do V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". São Cristóvão, SE, 2011. p. 1 - 15.
[4] BURTON, J. Reflective writing-Getting to the heart of teaching and learning. In: BURTON, J.et all. Reflective Writing: A Way to Lifelong Teacher Learning. TESL-EJ Publications, 2009. p.01 (tradução nossa).
[5] PONTES, R. A. F. Os registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", V, 2011, São Cristóvão, SE. Anais do V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". São Cristóvão, SE, 2011. p.02, grifo da autora.
[6] PONTES, R. A. F. Os registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", V, 2011, São Cristóvão, SE. Anais do V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". São Cristóvão, SE, 2011. p.04.
[7] FIORAVANTE, A. P. G. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: Vivências no curso de pedagogia da FURG. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. p. 22.
[8] FIORAVANTE, A. P. G. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: Vivências no curso de pedagogia da FURG. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande, 2014. p. 25.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Soares, N. M. da S., Gardin, F. S., & Santos, E. R. dos. (2020). A ESCRITA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 950–958. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3367

Edição

Seção

Relatos de Experiência