USO DO APLICATIVO KAHOOT NO ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS EM PATOLOGIA E PARASITOLOGIA
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Práticas pedagógicas, Recursos didáticosResumo
As metodologias ativas, como os jogos didáticos, constituem uma ferramenta educacional inovadora que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso de metodologias ativas, por meio de recursos tecnológicos, como o aplicativo Kahoot!, no ensino de conceitos básicos em Patologia e Parasitologia e avaliar a percepção dos estudantes sobre esta prática. A atividade foi realizada com estudantes da educação profissional e tecnológica de uma instituição pública federal de ensino. Para a produção de dados utilizou-se recursos como questionários, o aplicativo Kahoot! e discussões/reflexões coletivas e, as análises foram feitas à luz das teorias de Paulo Freire, no que diz respeito à aprendizagem focada no educando. Os estudantes demonstraram obter um ganho positivo na produção de conhecimento, por meio da intervenção pedagógica realizada. Percebeu-se que a utilização de metodologias ativas, por meio de jogos didáticos e recursos tecnológicos, propiciou um ambiente integrador para o processo de aprendizagem, o que auxiliou na produção do conhecimento por parte dos estudantes.
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