AVALIAÇÃO DO DESCARTE DE RESÍDUOS ALIMENTÍCIOS PROVENIENTES DE RESTAURANTES DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA.

Autores

  • Jamile Mariano Macedo Instituto Federal de Rondônia
  • Deyse Corrêa de Azevedo Corrêa de Azevedo Instituto Federal de Rondônia
  • Douglas Maquart Otto Instituto Federal de Rondônia
  • Erivana Batista dos Santos Instituto Federal de Rondônia
  • Glivi Wchôa Carneiro Instituto Federal de Rondônia
  • Karla Gava de Oliveira Instituto Federal de Rondônia
  • Letícia Almeida de Sousa Instituto Federal de Rondônia
  • Sonora Damusci do Carmo Instituto Federal de Rondônia
  • Cléber do Amaral Instituto Federal de Rondônia

Resumo

Restaurantes produzem resíduos os quais muitas vezes são descartados de forma errônea, causando assim impactos ambientais. Estes impactos são provocados principalmente pelo chorume, um  líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos que adentra o solo atingindo assim os lençóis freáticos, logo os contaminando. Quando descartados corretamente, os resíduos podem virar adubo, se forem resíduos orgânicos, tendo assim uma ação positiva no meio ambiente e não mais contaminando o solo e os lençóis freáticos.

Biografia do Autor

Jamile Mariano Macedo, Instituto Federal de Rondônia

Licenciada em Química, desde 2008, pela Universidade Federal de Rondônia. Desde 2005 atua na área de pesquisa, com trabalhos na área de monitoramento ambiental, considerando análises de águas contaminadas por hidrocarbonetos. Atualmente é mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e doutoranda em Química dos Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Deyse Corrêa de Azevedo Corrêa de Azevedo, Instituto Federal de Rondônia

Discente do Instituto Federal de Rondônia.

Douglas Maquart Otto, Instituto Federal de Rondônia

Discente do Curso técnico em Química, IFRO, Campus Porto Velho Calama.

Erivana Batista dos Santos, Instituto Federal de Rondônia

Discente do Curso técnico em Química

Glivi Wchôa Carneiro, Instituto Federal de Rondônia

Discente do Curso técnico em Química

Karla Gava de Oliveira, Instituto Federal de Rondônia

Discente do Curso Técnico em Quimica

Letícia Almeida de Sousa, Instituto Federal de Rondônia

Discente do Curso técnico em Química

Sonora Damusci do Carmo, Instituto Federal de Rondônia

Discente do Curso Técnico em Química

Cléber do Amaral, Instituto Federal de Rondônia

Engenheiro de Alimentos.

Referências

Aumento da pobreza está ligado ao desperdício de alimentos-avalia especialista do Banco Mundial. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Disponível em: http://nacoesunidas.org/aumento-da-pobreza-esta-ligado-ao-desperdicio-de-alimentos-avalia-especialista-do-banco-mundial/ Acesso em: 05/12/2015.

CÂMARA DOS DEPUTADOS, Gabinete do Deputado Federal TIRIRICA. Projeto de Lei, de 2014. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=1994D9C07572AA56F0B5D4B700B3B01F.proposicoesWeb1?codteor=1293943&filename=PL+8263/201> Acesso em 08/12/2015.

GOMES, G.S.; JORGE, M.N. Avaliação do Índice de Resto-Ingestão e Sobras em uma Unidade Produtora de Refeição Comercial em Ipatinga-MG. Revista Nutrir Gerais, v. 6, n. 10, p. 857-868, fev./jul. 2012. Disponível em <http://www.unilestemg.br/nutrirgerais/downloads/artigos/volume6/edicao-10/avaliacao-do-indice-de-resto-ingestao-e-sobras-em-uma-unidade-produtora-de-refeicao-comercial.pdf> Aceso em 08/12/2015.

PLANALTO DO GOVERNO. Decreto-lei nº 986, de 21 de outubro de 1969. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0986.htm> Acesso em 12/04/2015.

SENADO FEDERAL. Projeto de lei do senado nº 102, de 2012. Disponível em <http://www.senado.leg.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=105088> Acesso em 12/04/2015.

JACOBI, Pedro Roberto e BESEN, Gina Rizpah. Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ea/v25n71/10> Acesso em 12/04/2015.

PIKELAIZEN, C.; SPINELLI, M.G.N. Avaliação do Desperdício de Alimentos na Distribuição do Almoço Servido para Estudantes de um Colégio Privado em São Paulo, SP. Revista Univap, São José dos Campos-SP-Brasil, v. 19, n. 33, set.2013.

PARISOTO, D.F. et al. Redução do Desperdício de Alimentos em um Restaurante Popular. Disponível em < https://www.unochapeco.edu.br/static/data/portal/downloads/2729.pdf> Acesso em 10/12/2015.

MASSUKADO, L.M. Sistema de Apoio à Decisão: Avaliação de Cenário de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares. Disponível em <http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/11/TDE-2004-12-13T14:54:34Z-342/Publico/DissLMM.pdf> Acesso em 12/04/2015.

SANEBAVI-SP, Saneamento Básico Vinhedo - Autarquia Municipal de São Paulo. Resíduos sólidos. Disponível em <http://www.sanebavi.com.br/templates/PMSB/Capitulo_05_Resduos_Slidos.pdf> Acesso em 12/04/2015.

INSTITUTO ETHOS. O Compromisso das Empresas com o Combate ao Desperdício de Alimentos — Banco de Alimentos, Colheita Urbana e Outras Ações. /Benjamin S. Gonçalves (coordenação e edição). São Paulo, 2005.

SPINELLI, M.G.N.; CALE, L.R. Avaliação de Resíduos Sólidos em Uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Disponível em <http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/Avaliacao_Residuos_Solidos_Unidade_Alimentacao.pdf> Acesso em 12/04/2015.

VARELA, M.C.M.S. et al. O custo dos desperdícios: um estudo de caso no restaurante universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. XXII Congresso Brasileiro de Custos – Foz do Iguaçu, PR, 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-21

Como Citar

Macedo, J. M., Azevedo, D. C. de A. C. de, Otto, D. M., Santos, E. B. dos, Carneiro, G. W., Oliveira, K. G. de, Sousa, L. A. de, Carmo, S. D. do, & do Amaral, C. (2016). AVALIAÇÃO DO DESCARTE DE RESÍDUOS ALIMENTÍCIOS PROVENIENTES DE RESTAURANTES DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/436

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)