DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR ÀS LUTAS POR UMA FORMAÇÃO POLÍTICA COM PROFESSORES

Autores

  • Simone Dias C. de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Marcia Torres Neri Soares Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.
  • Ana Paula de Oliveira Moraes Soto Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Palavras-chave:

Construção curricular. Formação política de professores. Pesquisa-ação crítica. FormaCE.

Resumo

Este artigo trata das interfaces entre a construção coletiva de uma Proposta Curricular e a formação política de professores no âmbito das políticas públicas delineadas por uma Secretaria Municipal de Educação situada em um município baiano. Parte de uma pesquisa-ação crítica (KINCHELOE, 1997) com um recorte da Formação em Currículo Escolar (FormaCE), realizada em 2014/2015 e seus desdobramentos atuais. Ao interrogar sobre implicações desse processo na formação política dos professores, objetiva analisar as relações subjacentes entre construção curricular e formação política do professor. Fundamentado em Sacristán (2000), Freire (1986, 1996) e Contreras (2012), observou-se a ampliação do entendimento do lugar do professor nas políticas públicas, articulando conhecimento a um sentido social e que, a construção curricular coletiva é um espaço frutífero para o crescimento da formação política dos professores no sentido emancipatório e autônomo de ser e estar na profissão.

 

Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Ana Paula de Oliveira Moraes Soto, Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Mestre em Educação pela Universidade de São Paula. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha. 

Referências

[1] PENNA, F. A. Programa “Escola sem Partido”: uma ameaça à educação emancipadora. In. GABRIEL, C. T.; MARTINS, M. L. B.; MONTEIRO, A. M. (Orgs.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. Mauad. Rio de Janeiro, 2016.


[2] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.


[3] SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.


[4] FREIRE, P. Virtudes do Educador. Palestra proferida em Juazeiro - Bahia - 1986.


[5] FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2002.


[6] CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.


[7] KINCHELOE, J. L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Tradução de Nize Maria Campos Pellanda. Porto Alegre, Artes Médicas. 1997.


[8] PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.


[9] ARROYO, M. G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.


[10] FREITAS, H. C. L. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. In: Educação e Sociedade., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020.


[11] SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Dias C. de Oliveira, S., Torres Neri Soares, M. ., & de Oliveira Moraes Soto, A. P. . (2021). DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR ÀS LUTAS POR UMA FORMAÇÃO POLÍTICA COM PROFESSORES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 460–475. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4187

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas