DESEMPEMPENHO ZOOTÉCNICO DE FRANGOS DE CORTE DE LINHAGEM CAIPIRA SUPLEMENTADOS COM PROBIÓTICO
Palavras-chave:
Aditivos, Avicultura, Nutrição animal.Resumo
O experimento teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação com probiótico, na ração de frangos de corte de linhagem caipira, sobre o desempenho zootécnico e rendimento de carcaça. Utilizou-se 280 pintos de corte de um dia, as parcelas eram compostas por 10 aves separadas por sexo (machos e fêmeas), dois tratamentos (com e sem probiótico), e 7 repetições, perfazendo 28 unidades experimentais. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, e realizado o teste F da análise de variância ao nível de 5% de significância. O DBA probiótico foi adicionado na dieta no primeiro dia de vida dos pintos, na proporção indicada pelo fabricante de 0,004g. Os tratamentos de machos e fêmeas com e sem probiótico na ração, não obtiveram diferença significativa (P>0,05) para as variáveis analisadas de desempenho zootécnico e rendimento de carcaça. Todavia as práticas de manejo adotada e a falta de desafio podem ter comprometido a ação das bactérias probióticas.
Referências
2.GLOBOAVES. Manual de Manejo Linha Colonial. 2011. Disponível em www.globoaves.com.br. Acesso em 26 de maio de 2020.
3. CAETANO, V.C. et al. Desempenho e rendimento de carcaça em frangos de corte de um a 46 dias alimentados com dietas contendo diferentes níveis de valina e reduzido teor proteico. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, vol. 67, n.6. Belo Horizonte Nov./Dec. 2015.
4. NASCIMENTO, G.M. et al. Aditivos alimentares como alternativa aos antibióticos promotores de crescimento em dietas para frangos de corte. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer- Goiânia, v. 10, n.18; p. 119, 2014.
5. KURITZA, L.N.; WESTPHAL, P.; SANTIN, E. Probióticos na avicultura. Ciência Rural, Santa Maria, v.44, n.8, p.1457-1465, ago, 2014. ISSN 0103-8478.