CONTRA O ATAQUE À CIÊNCIA

Autores

Resumo

A pesquisa científica pressupõe o debate e a autocrítica. Não é feita de verdades dogmáticas, unanimidade ou visões unilaterais. Controvérsias são inevitáveis, e realmente bem vindas. Consensos podem ser duramente negociados, mas a custa de intensas disputas. Uma margem de incerteza, de um modo geral, sempre permanece. No entanto, ao ler A ciência contra-ataca na página de notícias da Scientific American Brasil, temos a impressão oposta. O autor, o jornalista Frederico Franz, apresenta o documentário Food Evolution, que aborda o debate atual sobre a produção de alimentos no mundo. A narrativa tendenciosa possui uma estratégia clara; Reforçar uma falsa dicotomia entre a “produção agrícola científica” baseada em sementes geneticamente modificadas, transgênicas, que seria fundamentada em fatos, e a “agricultura anticientífica”, relativista, defendida pelos arautos da pós-verdade, que seria praticada por aqueles que negam os benefícios da biotecnologia genética à produção agrícola. Dentre estes, evidentemente, se incluem os que propõem a agricultura orgânica e demais sistemas agroecológicos. O documentário, diz o autor, demonstra que os transgênicos são seguros para a saúde e o meio ambiente, calando os militantes relativistas que polemizam contra os OGMs.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Pós-doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Doutor em Filosofia da Ciência e teoria do conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Mestrando em História da Ciência e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, COC-Fiocruz.

Referências

CAMARA, M; et al.: Transgênicos: avaliação da possível (in)segurança alimentar através da produção científica. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, n.3, jul.-set. 2009, p. 669-681.

DIAS, J; OLIVEIRA, J. C de. Diálogos desencontrados: do direito à semente ao direito à informação sobre a produção de alimentos transgênicos. Congresso Scientiarum Historia VI. Rio de Janeiro, Brasil. UFRJ-CCMN-HCTE, p. 361-373.

LEWGOY, F. A voz dos cientistas críticos. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 503-508.

MASSARANI, L. OGMs à mesa: decifre-os antes de devorá-los. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 437-439

NODARI, R. O. e GUERRA, M.P.: Implicações dos transgênicos na sustentabilidade ambiental e agrícola. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 481-491.

VALLE, S. Transgênicos sem maniqueísmo. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 493-498.

ZANCAN, G. A comunidade científica tem dúvidas. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 445-448.

Downloads

Publicado

2019-01-26

Como Citar

da Silva, V. C. (2019). CONTRA O ATAQUE À CIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1764

Edição

Seção

Ciências Humanas