CONTRA O ATAQUE À CIÊNCIA

Autores

Resumo

A pesquisa científica pressupõe o debate e a autocrítica. Não é feita de verdades dogmáticas, unanimidade ou visões unilaterais. Controvérsias são inevitáveis, e realmente bem vindas. Consensos podem ser duramente negociados, mas a custa de intensas disputas. Uma margem de incerteza, de um modo geral, sempre permanece. No entanto, ao ler A ciência contra-ataca na página de notícias da Scientific American Brasil, temos a impressão oposta. O autor, o jornalista Frederico Franz, apresenta o documentário Food Evolution, que aborda o debate atual sobre a produção de alimentos no mundo. A narrativa tendenciosa possui uma estratégia clara; Reforçar uma falsa dicotomia entre a “produção agrícola científica” baseada em sementes geneticamente modificadas, transgênicas, que seria fundamentada em fatos, e a “agricultura anticientífica”, relativista, defendida pelos arautos da pós-verdade, que seria praticada por aqueles que negam os benefícios da biotecnologia genética à produção agrícola. Dentre estes, evidentemente, se incluem os que propõem a agricultura orgânica e demais sistemas agroecológicos. O documentário, diz o autor, demonstra que os transgênicos são seguros para a saúde e o meio ambiente, calando os militantes relativistas que polemizam contra os OGMs.

 

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Pós-doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Doutor em Filosofia da Ciência e teoria do conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Mestrando em História da Ciência e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, COC-Fiocruz.

Referências

CAMARA, M; et al.: Transgênicos: avaliação da possível (in)segurança alimentar através da produção científica. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, n.3, jul.-set. 2009, p. 669-681.

DIAS, J; OLIVEIRA, J. C de. Diálogos desencontrados: do direito à semente ao direito à informação sobre a produção de alimentos transgênicos. Congresso Scientiarum Historia VI. Rio de Janeiro, Brasil. UFRJ-CCMN-HCTE, p. 361-373.

LEWGOY, F. A voz dos cientistas críticos. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 503-508.

MASSARANI, L. OGMs à mesa: decifre-os antes de devorá-los. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 437-439

NODARI, R. O. e GUERRA, M.P.: Implicações dos transgênicos na sustentabilidade ambiental e agrícola. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 481-491.

VALLE, S. Transgênicos sem maniqueísmo. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 493-498.

ZANCAN, G. A comunidade científica tem dúvidas. História, Ciência, Saúde: Manguinhos. Vol. VII(2), Jul.-Out. 2000, p. 445-448.

Downloads

Publicado

2019-01-26

Como Citar

da Silva, V. C. (2019). CONTRA O ATAQUE À CIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1764

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas