Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista SOUTH AMERICAN JOURNAL EBTT?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS

QUESTÕES ÉTICAS E BUROCRÁTICAS: Pesquisas na área da saúde realizadas com seres humanos  deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Pesquisa com animais deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Animais (CEUA). Pesquisas que envolvam estudos com captura de animais silvestres deverão apresentar autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Outros estudos que envolvam patrimônio genético ou outros aspectos éticos deverão apresentar autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). Esclarece-se que este parecer deverá ter sido concedido antes do início da realização da pesquisa e deverá ser encaminhado em documento suplementar.





ARTIGOS ORIGINAIS: devem relatar pesquisas originais que não tenham sido publicadas ou consideradas para publicação em outros periódicos. O limite é de 6 a20 páginas, já contendo as referências. Deve ser organizado na seguinte sequência: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussões, Conclusões e Referências Bibliográficas, contendo também em inglês título, resumo e palavras-chaves.



ARTIGOS DE REVISÃO:devem ser uma análise crítica de avanços recentes e não apenas revisão da literatura, geralmente a convite do editor. Deve apresentar Introdução, Revisão de Literatura e Considerações Finais, devendo conter 10 a30 páginas.



COMUNICAÇÕES BREVES: devem ser relatos sobre novos resultados interessantes dentro da área de abrangência da revista. Não deve exceder 5 páginas, mesma formatação do artigo original, incluindo o resumo e abstract, com até 15 referências. Um máximo de três ilustrações (tabelas e figuras) é permitido. Um resumo com não mais que 100 palavras e três palavras-chaves abaixo do resumo devem ser fornecidos. Não colocar no corpo do manuscrito os tópicos Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão e Conclusões.



RELATOS DE CASOS: Devem ser relatos breves com extensão máxima de 5 páginas, com máximo de três ilustrações (tabelas e figuras), até 15 referências, resumo e abstract estruturado com no máximo 100 palavras, e de três palavras-chaves. Colocar no corpo do manuscrito os tópicos Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências.



RELATOS DE EXPERIÊNCIA: Segue a mesma formatação do artigo original, porém com o máximo de 10 páginas.



ARTIGO DE OPINIÃO: Leitores são encorajados a escrever sobre qualquer tópico relacionado ao escopo da revista. Não devem exceder 3 páginas, sem resumo e palavras-chaves, com apenas uma inserção (figura ou tabela) e pode tratar de material anteriormente publicado na revista, com até 12 referências.Essa categoria de artigo é reservada apenas para Mestres e Doutores.



EDITORIAIS: Reservados aos editores da revista, ou pesquisadores convidados, o mesmo deve respeitar normas de citações e referencias da revista.



SUPLEMENTOS: Podem ser anais de um simpósio ou um congresso, ou até mesmo um tema em especial. Em caso de anais de evento deve haver uma parceria entre a equipe editorial da revista e os organizadores do evento.

NORMAS RESUMOS DE  DISSERTAÇÕES E TESES
Título em Português e Inglês, ou Português e Espanhol
Nome do Autor
Endereço atual/Current address:
e-mail:
Dissertação de Mestrado/Master Dissertation: Programa de Pós Graduação em ...., pela Universidade Federal do ...., Cidade, Estado, País.
Defendida/Defended: xx.xx.xxxx
Orientador/Advisor: Prof. Dr....
Resumo: De 250 até 600 palavras.
Palavras-chave: de 3 a 5.
Abstract: De 250 até 600 palavras.
Key words: De 3 a 5.

ENSAIO ACADÊMICO: Esta categoria é destinada a artigos elaborados por discentes do ensino básico sob orientação docente, devendo apresentar a mesma estrutura dos artigos originais, entre 5 e 10 páginas. A avaliação desta categoria levará em consideração o nível de formação em que os discentes se encontram.

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO

 

Idioma: Serão aceitos artigos escritos em português, inglês e espanhol.

 

Formato do arquivo: O artigo deve ser enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.

 

Formatação: O artigo deve conter a seguinte formatação: - Deve ser elaborado em folha tamanho A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

 

• A fonte deve ser Times New Roman 12 e espaço entre linhas de 1,5 cm e Recuo antes e depois (0pt), em todo o trabalho.

 

• As paginas não devem estar numeradas

 

• Todas as referências devem ser citadas no texto em forma numérica entre colchetes, seguindo a ordem de citação. Primeira [1], segunda [2]...

 

Os títulos das seções: devem estar escritos em letra maiúscula em negrito, enquanto os subtítulos devem conter apenas as letras maiúsculo, e subtópicos dentro do subtítulo deve ser minúsculo e negrito.

 

Exemplo:

Título: 3. REVISÃO DE LITERATURA

 

Subtítulos: 3.1 PADRÃO DE HERANÇA NA ANEMIA FALCIFORME E SEUS FATORES GENÉTICOS

 

Subtópicos: 3.1.1 Síntese de hemoglobina

 

Apresentação: Deve abranger os seguintes tópicos:

 

Título: Quando em inglês ou espanhol também deve apresentar a versão em português, quando em português também deve apresentar a versão em inglês. O título deve ser completo e informativo sem conter abreviações, escrito em letras maiúsculas e negritadas.

 

Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Todos os nomes devem ser seguidos de números sobrescritos identificando as instituições e email do autor principal.

 

Instituição(ões) de cada autor (Departamento, Faculdade, Universidade), precedida dos números indicativos sobrescritos.

 

Resumo (Quando em inglês ou espanhol também deve apresentar a versão em português, quando em português também deve apresentar a versão em inglês): deve apresentar claramente os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Sua extensão deve ser de 100 a 250 palavras, ser escrito em parágrafo único (NBR 6028).

 

Palavras-chave: indicar de três a cinco palavras que expressem o conteúdo do artigo de forma objetiva. Devem ser precedidas do termo: Palavras-chave.

 

Agradecimentos: devem ser breves e relacionados a assistência técnica, opiniões, bem como ao apoio financeiro para a pesquisa e bolsas de estudo.

 

Tabelas e Quadros: devem ser inseridos o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve figurar acima da tabela e/ou quadro e ser precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). As tabelas devem ser compreensíveis e auto-explicativas. As abreviações devem ser definidas nas legendas.

 

Ilustrações e fotos: devem ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve estar localizado abaixo das figuras, precedido da palavra Figura e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Defina todas as abreviações e símbolos usados na figura, mesmo se eles estiverem definidos no texto. As ilustrações e fotos devem ser coladas no texto com resolução de boa qualidade, e também enviadas em arquivos separados, em formato .jpg. As fotomicrografias devem incluir dados sobre a coloração e a ampliação no fim da legenda para cada parte da figura. Uma barra de ampliação deve ser adicionada a cada fotomicrografia. Caso não apareça nenhum marcador com escala na figura, a ampliação original deve ser informada na legenda.

 

 

 

As referências devem seguir os seguintes parâmetros:

 

Fonte: (Times 12). Recuo antes e depois (0pt). Espaçamento entre linha (Simples). Espaçamento entre citações (1 espaço). Todas as citações devem seguir a sequência numérica descrita no artigo.

 

ARTIGOS:

 

[1] RASSI, A; AMATO-NETO, V; SIQUEIRA, A.F; FERRIOLI-FILHO, F; AMATO, V.S; RASSI, G.G; RASSI, J.A. Tratamento da fase crônica da doença de Chagas com nifurtimox associado acorticóide. Rev Soc Bras Med Trop, v. 35, n.2, p. 547-550, 2002.

 

[2] TARTAROTTI, E, TERCÍLIA, M; VILELA, AO, CERON, C.R. Problemática vetorial da Doença de Chagas. Arq Ciênc Saúde, v. 11, n.3, p. 44-7, 2004.

 

 

LIVROS:

 

[1] BRASIL. Atenção básica. vigilância em saúde: zoonoses. Ministério da Saúde,

Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2009.

 

[2] DIAS, E; DIAS, J.C.P; GARCIA, A.L.R; DIAS, R.B; MACHADO, E.N.M; GOUVEIA, S.C. Doença de Chagas: Textos de apoio. Brasília: Ministério da Saúde. Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, 1989.

 

 

CAPITULO DE LIVROS:

 

[1] MACEDO, V.O. Forma indeterminada da doença de Chagas. In: DIAS, J.C.P; COURA, J.R. (eds). Clínica e terapêutica da doença de Chagas. Rio de Janeiro, p. 135-151, 1997.

 

[2] BRENER, Z. Terapêutica experimental da doença de Chagas. In: CANÇADO, J.R. Doença de Chagas. Belo Horizonte. p. 510-516, 1968.

 

ANAIS DE EVENTOS:

 

[1] TAKAHASHI, J.A; BOAVENTURA, M.A.D; OLIVEIRA, A.B; CHIARI, E, VIEIRA, H.S. Isolamento e atividade tripanossomicida de diterpenoscaurânicos de XylopiafrutescensAubl. In: 17º Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 1994.

 

[2] MENEGUETTI, D. U. O; SILVA, F.C; PELLENZ, D.C; SOUZA, N.C; RAMOS, L.J. Adaptationofthetechnicalmicronucleus in Allium cepa, to future analysisofmutagenicityogtheriversofthe vale do Jamari- Rondônia, Brasil. In: X Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Mutagênese Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, São Paulo, 2011.

 

 

INTERNET:

 

[1] VALVERDE, R. Substância usada em cosméticos poderá contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos para a doença de Chagas. Agencia Fiocruz de Noticias. Disponível em <http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2644&sid=9>, [acesso 3 de jun 2011].

 

[2] MARQUES, F. Novos tratamentos e terapias contra doença de Chagas serão apresentados em simpósio. Agencia Fiocruz de Noticias. Disponível em<http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2639&sid=9&tpl=printerview>, [acesso em 23 de Mar 2011].

 

 

MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES:

 

[1] MARA, R, K, SARTORI. Atividade antimicrobiana de frações de extratos e compostos puros obtidos das flores de Acmela brasiliensis SPRENG (Wedelia paludosa) (ASTERACEAE). (Dissertação) Mestrado em Ciências Farmacêuticas.Universidade do Vale do Itajaí (Itajaí), 2005.

 

[2] COSTA, J. P. C. Efeito da variabilidade de timbós de diferentes regiões da amazônia em Musca domestica L. (Diptera: Muscidae). (Dissertação) Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1996.

 

 

Diretrizes para Avaliadores


Título do Artigo:_________________________________________________________

Os trabalhos serão avaliados pelos consultores Adhoc, seguindo os seguintes critérios:

 

Responder: Sim, Não, Parcialmente. Outros comentários devem vir ao final desse instrumento.

 

1. O manuscrito tem originalidade? _____
2. O manuscrito traz informações científicas relevantes e contribuem para o conhecimento da Entomologia Brasileira? _____
3. O artigo está completo, ou seja, tem início meio e fim? _____
4. O título retrata o conteúdo do artigo? _____
5. O resumo e abstract possuem uma síntese concisa do trabalho? _____
6. O resumo e abstract possuem a justificativa da pesquisa? _____
7. O resumo e abstract possuem o objetivo da pesquisa? _____
8. O resumo e abstract possuem os principais resultados da pesquisa? _____
9. O resumo e abstract possuem a conclusão da pesquisa? _____
10. As palavras chaves apresentadas são apropriadas? _____
11. A introdução claramente descreve o problema sob da investigação? _____
12. A introdução relaciona a pesquisa com outros documentos no mesmo tema? _____
13. Os objetivos estão claramente descritos e apropriados? _____
14. O número de citações é apropriado? _____
15. A natureza das citações é apropriada? _____
16. A metodologia é detalhada suficientemente que permita a repetição do trabalho por outros pesquisadores? _____
17. Os métodos são apropriados ao trabalho proposto? _____
18. Os resultados e discussão são descritos de forma coerente, seguindo uma lógica científica? _____
19. As bibliografias utilizadas na discussão são necessárias e pertinentes? _____
20. As conclusões do trabalho respondem a pergunta principal proposta? _____
21. A análise estatística proposta no trabalho sustenta os resultados e a discussão? _____
22. Todas as figuras e tabelas são necessárias para a compreensão do trabalho? _____
23. Todas as legendas das figuras e tabelas são auto-explicativas? _____
24. Todas as figuras e tabelas são mencionadas pelo menos uma vez ao longo do texto? _____
25. Os dados apresentados nas figuras e tabelas são condizentes com os resultados apresentados no texto?  _____
26. As unidades apresentadas são corretas? _____
27. O número de casas decimais está adequado? _____ 
28. Os símbolos apresentados estão especificados no glossário no final do texto? _____
29. O autor distingue entre fatos e conjeturas? _____
30. O autor satisfatoriamente relaciona os seus resultados com os obtidos por outros autores? _____
31. As conclusões são sustentadas por evidências? _____
32. As conclusões são claras? _____
33. As conclusões são relacionadas aos objetivos iniciais da pesquisa? _____

Parecer:

(   ) Aceitar

(   ) Aceitar após as correções

(   ) Rejeitar

 

Outras observações e comentários referentes ao artigo (Comentário observado somente pelo editor)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Outras observações e comentários referentes ao artigo (Comentário disponibilizado aos autores do artigo)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.