(RE)PRESENTAÇÃO SILENCIADA: POLÊMICAS MIDIÁTICAS E SUA NORMALIZAÇÃO LINGUÍSTICA
Resumo
O presente artigo busca investigar como certas produções midiáticas que, apesar da pretensa polêmica e campanha de (contra)estigmatização, não causaram o eco social pretendido. Usando o arcabouço teórico de Jean-François Lyotard, de inspiração wittgensteniana, iremos analisar três produções audiovisuais que entram nas características de nosso objeto: Torre de Babel, Garapa e Capitalismo: uma História de Amor. Observando como tais obras se relacionam com as questões de (re)presentações, saberes e apostas linguísticos, veremos como se operou o silenciamento da polêmica resultando em um processo de normalização e normatização no escopo social.Referências
AUSTIN, J. L. How to do Things with Words. Cambridge: HUP, 1975.
BAKER, G. P & HACKER, P. M. S. Wittgenstein: Understanding and Meaning (Vol. 1 of An Analytical Commentary on the Philosophical Investigations – Part II: Exegesis §§1-184). Segunda edição (revisada por P. M. S. Hacker). Malden: Blackwell, 2005.
GOMES, M. R. Repetição e Diferença nas Reflexões sobre Comunicação. São Paulo: Annablume, 2001.
LYOTARD, J-F. The Postmodern Condition. Minneapolis: UMP, 1984.
LYOTARD, J-F. The Differend. Minneapolis: UMP, 2007.
LYOTARD, J-F & THÉBAUD, J-L. Just Gaming. Minneapolis: UMP, 2008.
VENANCIO, R.D.O. “Filosofia das Massas no Pós-Modernismo: Simulacro, Multiplicidade, Jogos de Linguagem e Multitude”. Akrópolis, v. 18, Curitiba: UNIPAR, 2010.
WINSTON, B. “A maldição do ‘jornalístico’ na era digital”. In: MOURÃO, M. D. & LABAKI, A. O Cinema do Real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. In: Major Works. New York: Harper, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.