A moral religiosa sob a liberdade: memória de “(ex) ploques” do Oiapoque do tempo do garimpo
Resumo
O presente trabalho procura resgatar a memória de (ex-) prostitutas da cidade do Oiapoque do tempo do garimpo. A problemática passa pela busca de entender como se dava a coexistência entre a autodeterminação da escolha pela prostituição e a moral religiosa. É usada na metodologia a entrevista semi-estruturada e, para a interpretação dos dados, é gerada unidades de sentido com base na comparação das respostas provocadas pelas entrevistadas. O caminho teórico é feito mediante as contribuições do feminismo liberal. O resultado: a prostituição foi um ato de autodeterminação frente a dois caminhos (ou viver na miséria ou apostar em uma vida futura melhor que passaria temporariamente pelo meretrício) e elas tinham plena consciência e assumiram o ônus da escolha; a liberdade praticamente não entra em choque com a moral religiosa porque, na maioria das vezes, esta é posta em plano inferior.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. São Paulo: Editora Moderna,1999.
DIEHL, Astor Antonio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
DI MATTEO, Vicenzo. Moral sexual “civilizada” e doença moderna. Perspectiva Filosófica – Vol. II – nº 28, 2008.
MENDES, J. Perguntar e Observar não basta, é preciso analisar: algumas reflexões metodológicas. Oficinas online. Lisboa, 2003. Disponível em: www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/oficina.php. Acesso em 14 ago 2015.
NOVAES, Joana de Vilhena. Beleza e feiura: o corpo feminino e regulação social. In PRIORE, Mary del; AMANTINO, Marcia. História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora da Unesp, 2011, 477-503.
OSBORNE, R. La construcción sexual de La realidad: Un debate en La sociología contemporánea de La mujer. 2ª Edicíon. Madrid: Ediciones Cátedra, 2002.
PACHECO, Maria Beatriz de Castro Tavares Monteiro. O crime sexual com adolescentes – reflexões críticas em torno do conceito de abuso na inexperiência da vítima. Dissertação de Mestrado. Porto: Universidade Católica de Portugal, 2012.
PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre a ética na História Oral. Projeto História 15. São Paulo, 1997.
RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média. Trad.: Marco Antonio Esteves da Rocha e Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
SANTOS, Fernanda Cássia dos. Gênero e sexualidade na censura católica na passagem do século XIX para o XX. XIV Encontro Regional de História -1964-2014: 50 anos do golpe militar no Brasil. Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná. 07 a 14 de outubro de 2014.
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial sem moralismos. Revista de Administração, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 3-22, 1994.
VIERA, Marcos Sardá. Resenha sobre Deslocamentos femininos e prostituição. Estudos Feministas, Florianópolis, num..23, (vol). 2; 619-637, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.