A NOVA LINGUAGEM DO GLOBO.COM: A INFLUÊNCIA ATRAVÉS DO DISCURSO

Autores/as

  • Jardel Costa Angelim Universidade Federal do Acre - Ufac.

Resumen

O presente artigo pretende analisar o discurso apresentado na reportagem intitulada, “Brasil é um dos cinco piores países para jovens, diz estudo”. A reportagem foi veiculada no portal globo.com, das Organizações Globo. Como subsídio para isso, compete conceituar algumas teorias da comunicação e, principalmente, embasar na análise de discurso (AD). Apresentar qual a credibilidade, ethos, ideologia do canal e os efeitos de sentido do texto. A AD explorada aqui pertence a linha francesa. Assim, a intenção é mostrar qual o caminho que os interlocutores (Globo e jornalista) se valem para proferir a notícia em seu favor e quais interesses, dentro do não-dito, são possíveis encontrar. A notícia em questão foi escolhida pelas inúmeras possibilidades de ser explorada. Para subsidiar a pesquisa foi preciso recorrer a referência bibliográfica de autores como: Eni P. Orlandi, Helena H. Nagamine Brandão, Dominique Maingueneau e Antonio Hohlfeldt.

Biografía del autor/a

Jardel Costa Angelim, Universidade Federal do Acre - Ufac.

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e estudante de pós-graduação em Comunicação e Política pela Universidade Federal do Acre, Ufac.

Jornalista na empresa TV Gazeta, afiliada da Rede Record. Atuou também como repórter no site agazeta.net e correspondente do Portal Terra no Acre.

Citas

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Analisando o discurso. Disponível em: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_1.pdf. Acesso em: 10 de fevereiro de 2016.

CHAUÍ, Marilena de Sousa. Cultura e democracia: o discurso competente. São Paulo: ed. Moderna, 1981.

FERREIRA, Giovandro Marcus. As origens recentes: os meios de comunicação pelo viés do paradigma da sociedade de massa. IN: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

FILHO, Clóvis de Barros. Ética na comunicação. São Paulo: Summus, 2003.

FIORINDO, Priscila Peixinho. Ethos: um percurso da retórica à análise do discurso. Revista Pandora Brasil, Nº 47 – outubro de 2012. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/ethos/priscila.pdf. Acessado em 11 de fevereiro de 2016.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identgidades.http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/105/106. Acessado em 10 de fevereiro de 2016.

HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

NOGUEIRA, Paulo. Sobre a alardeada queixa de Dilma a João Roberto Marinho. Disponível em: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/sobre-a-alardeada-queixa-de-dilma-a-joao-roberto-marinho/. Acessado em 12 de fevereiro de 2016.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

SIANI, Phellipe. Brasil é um dos cinco piores países para jovens, diz estudo. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/brasil-e-um-dos-cinco-piores-paises-para-jovens-diz-estudo.html. Acessado em 25 de novembro de 2015.

Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Costa Angelim, J. (2016). A NOVA LINGUAGEM DO GLOBO.COM: A INFLUÊNCIA ATRAVÉS DO DISCURSO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/581

Número

Sección

Artigos