ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “O ACRE EXISTE”: AYAHUASCA COMO ELEMENTO DE REPRESENTAÇÃO DO ESTADO

Autores/as

Resumen

Este artigo pretende analisar o documentário “O Acre Existe”, como um produto cinematográfico que difunde a representação religiosa do estado do Acre, estereotipando a localidade, a partir do enfoque dado à utilização ritualística do chá da Ayahuasca. Nesta pesquisa, usaremos os conceitos de representação social, abordados pelos autores, Joliane Olschowsky, Pedrinho Guareschi, Rafael Augustus Sêga, Denise Jodelet e Serge Moscovici. E para a compreensão de como o documentário também pode difundir representações Sociais conceituaremos esse gênero de cinema, com base nos autores Sérgio Puccini Soares e Henrique Codato. Para aprofundar os conhecimentos sobre a relação das representações com a linguagem dos estereótipos, o presente artigo também será fundamentado no autor, Durval Muniz de Albuquerque Júnior. E para esclarecimento de alguns termos específicos da Ayahuasca também foi consultado os autores Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo

Biografía del autor/a

Leandra Beatriz Haerdrich Cunha, Universidade Federal do Acre

Estudante de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre

Citas

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LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena. O uso ritual da Ayahuasca. 2002.

Publicado

2016-12-19

Cómo citar

Haerdrich Cunha, L. B. (2016). ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “O ACRE EXISTE”: AYAHUASCA COMO ELEMENTO DE REPRESENTAÇÃO DO ESTADO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/535

Número

Sección

Artigos