RELAÇÕES SIMBÓLICAS, CONSUMO E INDÚSTRIA DA MÚSICA: O CASO DA TROOPER, CERVEJA OFICIAL DO IRON MAIDEN

Autores/as

Palabras clave:

Consumo; Entretenimento; Iron Maiden; Comunicação

Resumen

Este artigo pretende investigar as relações comerciais e simbólicas entre um produto cultural, a banda Iron Maiden, e um produto da indústria de bens materiais, a cerveja Trooper, desenvolvida pelo grupo britânico. Por meio de uma pesquisa quanti qualitativa, com pesquisa documental e questionário aplicado aos fãs da banda em um grupo de redes sociais, pretendeu-se compreender de que forma se dá o consumo de um produto material a partir das relações simbólicas com o produto cultural. As reflexões teóricas abordam conceitos sobre os mecanismos desenvolvidos pela interface cultura, entretenimento e consumo. Os resultados apontam que a marca Iron Maiden possui uma relação sólida e emocional com os fãs da banda e que estes, por sua vez, encontram tanto na marca Iron Maiden quanto na Trooper dispositivos simbólicos para projeção de suas autoimagens.

Biografía del autor/a

Swellen Danuza Coqueiro Feitoza da Silva, UFMA Imperatriz

Relações Públicas da UFMA, Mestre em Marketing Estratégico pela UCES e Mestranda do Curso de Comunicação do PPGCOM-UFMA de Imperatriz.

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Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Coqueiro Feitoza da Silva, S. D., & Javorski Souza, E. . (2021). RELAÇÕES SIMBÓLICAS, CONSUMO E INDÚSTRIA DA MÚSICA: O CASO DA TROOPER, CERVEJA OFICIAL DO IRON MAIDEN. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5311

Número

Sección

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow