O FORMATO YOUTUBER MIRIM COMO NOVO PARADIGMA DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Youtubers mirins; hibridização; entretenimento; publicidade.

Resumen

O youtuber mirim é um fenômeno formado por crianças na faixa etária de 4 a 12 anos que criam e publicam conteúdos na plataforma YouTube e adquirem status de celebridades perante milhares de outras crianças. O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar as estratégias publicitárias contidas nos programas de youtubers mirins Crescendo com Luluca, Laurinha e Helena - Clubinho da Laura, Maria Clara e JP, fundamentando-se em Castels (2000), Levy (2015), Jenkins (2009) Recuero (2010). Em seus canais, os programas hibridizam entretenimento e publicidade de marcas, de produtos que vão de guloseimas, brinquedos, roupas infantis e aparelhos tecnológicos, vinculando-se à comunicação mercadológica que vislumbrou nesses canais um espaço para introduzir suas marcas.

Biografía del autor/a

Danilo Mendes Genebra, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC/UNESP) (2020), com o auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação de incentivo à pesquisa científica em pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Tem Especialização em Marketing Digital pela Universidade do Sagrado Coração (USC) (2018).Graduado em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) (2014).

Lucilene dos Santos Gonzales, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorada em Lingüística no ano de 2000, a professora tem experiência no ensino superior desde 1994. Docente da Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação da Faac, Unesp de Bauru. Especialista em redação das mídias - rádio, impresso, TV e web -, tem atuado principalmente em Publicidade e Propaganda, área em que publica e orienta dissertações de mestrado e iniciação científica. Desde 2004 é professora assistente doutor na FAAC da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - de Bauru, no cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Desenvolveu na FAAC, de 2008 a 2015, o projeto de extensão Agência Propagação, uma agência de propaganda com alunos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design para a produção do Minuto Consciente, propagandas sociais veiculadas pela Rádio Unesp FM

Citas

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CORRÊA, L. Influenciadores mirins no YouTube Brasil e o impacto mercadológico In: NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (ed.). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC kids online Brasil 2017 [livro eletrônico]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Parte 1, p. 41-48. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 16 jun. 2018.

FUENTES, Letícia. Crianças agora buscam ‘carreira’ de youtuber Com menos de 12 anos, jovens acumulam milhões de seguidores jogando videog. VEJA, São Paulo, 30 mar. 2018. Disponível em: https://veja.abril.com.br/especiais/criancas-agora-buscam-carreira-de-youtuber/. Acesso em: 29 ago. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LEÃO, Danuta. et al. A CiberPublicidade infantil: experiência, linguagem e consumo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: INTERCON, 2016. p. 1-15. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2130-1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2019.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

MARCONI, Marconi. A.; LAKATOS, Eva. V. Técnicas de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Mendes Genebra, D., & dos Santos Gonzales, L. (2021). O FORMATO YOUTUBER MIRIM COMO NOVO PARADIGMA DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5120

Número

Sección

Artigos