RESENHA - MIDIATIZAÇÃO: UMA IDEIA PARA O FUTURO QUE DESVELA O PRESENTE

Autores/as

  • Eduardo Ruedell Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Midiatização; Religião; Ciências da Comunicação

Resumen

As primeiras duas décadas do século XXI nos fizeram observar um maior aprofundamento da presença das mídias e de novas tecnologias comunicacionais na tecitura social. Elas passaram a penentrar cada vez mais as estruturas institucionais das sociedades contemporâneas, e oferecem espaços e oportunidades de interação aos atores sociais a partir de novos contratos de comunicação. É evidente que grande parte desse processo se deve justamente à popularização das redes sociais digitais, mas há, também, a sua coexistência com os meios massivos e sistemas comunicacionais impulsionados por inteligência artificial (AI), o que ajuda a amplificar a complexificação da comunicação em nossas sociedades conectadas. Esse contexto impõe aos pesquisadores novos e diversos desafios que já não são mais passíveis de serem superados por perspectivas clássicas das Teorias da Comunicação, como as Mediações, exigindo que os fenômenos sociais e comunicacionais sejam observados a partir de novos ângulos, e analisados lançando-se mão de um novo ferramental metodológico.

Biografía del autor/a

Eduardo Ruedell, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (Poscom – UFSM). Graduado em Comunicação Social – Produção Editorial pela UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Circulação Midiática e Estratégias Comunicacionais (Cimid - CNPq), associado à International Association for Semiotic Studies (IASS/AIS) e à Association des Jeunes Chercheurs en Sémiotique (AJCS). E-mail: ruedell.edu@gmail.com.

Citas

TUDOR, Mihaela Alexandra; BRATOSIN, Stefan. La Médiatisation – Nouveaux défis pour les sciences et la societé. Paris: L’Harmattan, 2021.

Publicado

2021-07-08

Cómo citar

Ruedell, E. (2021). RESENHA - MIDIATIZAÇÃO: UMA IDEIA PARA O FUTURO QUE DESVELA O PRESENTE. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4889

Número

Sección

Dossiê - Mídia, religião e religiosidade na era da digitalização