MÍDIA E RELIGIÃO: A TECITURA ECOSSISTÊMICA DO PASTOR PENTECOSTAL JACINTO MANTO NA INTERNET
Palabras clave:
ecossistemas comunicacionais, Internet, publicização, youtube, pentecostaisResumen
Este artigo nasce da pesquisa científica que culmina na dissertação de mestrado do autor. Portanto, um estudo explicativo de abordagem qualitativa, cujo objetivo é discutir a representação do evangélico na Internet, em análises às narrativas de vídeos de humor criados por Vini Rodrigues, intérprete do personagem pastor pentecostal Jacinto Manto, em seu canal no YouTube, sustentado pela resposta e interação do público por comentários. Como objetivos, a pesquisa se focou em identificar estratégias de publicização; analisar o estereótipo do evangélico na rede; e na compreensão da representação do personagem para internautas. Como método, a netnografia foi utilizada para a imersão do pesquisador no ambiente on-line de modo a fazer levantamentos de informações, análise da amostra e considerações, mas, foi sob a perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, que o olhar esteve em busca da identificação de fenômenos durante o processo comunicativo de interações, inter-relações e interconexões do objeto e sujeito com o meio, em sua complexidade. Verificou-se como a representação do pentecostal no espaço off-line pode ser desconstruída na Internet, e como o humor representa esse processo de ruptura, ainda que encontre resistências por se “brincar com as coisas de Deus”, mapeando-se grupos que convergem a partir de seus posicionamentos em comentários dos vídeos. Contudo, constatou-se ainda que o personagem torna-se webcelebridade e constrói uma narrativa proselitista e facilitada pelo humor, além de usar os elementos da publicização, revelando o interesse de aumento do capital social e ganhos financeiros. No entanto, há percepções diferentes de públicos consumidores.
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