O PASTOR DE INTERNET E A MIDIATIZAÇÃO DIGITAL DA RELIGIÃO
Palabras clave:
Midiatização, Mídia, youtuber, Pastor de internet, Deive LeonardoResumen
Os pastores de internet ocupam um lugar de fala privilegiado e põem em circulação as estratégias para o compartilhamento de suas respectivas mensagens, tornando-se referências para os seus milhões de seguidores. No cenário brasileiro, um dos youtubers mais famosos quando se trata de pregação de mensagem evangélica na internet é Deive Leonardo, 31 anos de idade. Seguido por mais de 16 milhões de pessoas nas mídias sociais, Deive Leonardo é convidado para participar como entrevistado em programas de TV, a exemplo do programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili. Como estudo de caso, objetivamos analisar como o pastor de internet constrói narrativas midiático-religiosas que representam o seu “eu”. O pastor de internet é um fenômeno da midiatização digital da religião, porque na lógica dos processos midiáticos, potencializados pelas ambiências das redes sociais digitais, a atuação e a identidade pastoral evangélica são diferentes dos processos estabelecidos historicamente pela instituição religiosa. O fiel autônomo é conhecido como pastor a partir da circulação de suas estratégias de comunicação midiática e não pelo fato de desenvolver um ministério pastoral em uma determinada igreja física e local.
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