FICÇÃO SERIADA INFANTOJUVENIL E RELIGIÃO: QUESTÕES SOBRE DISCURSO E NARRATIVA NA WEBSÉRIE -10 | A VIDA NÃO É UM JOGO (FELIZ7PLAY)
Palabras clave:
Comunicação, Religião, Narrativas midiáticas, Ficção seriada, WebsérieResumen
A websérie infantojuvenil -10 | A vida não é um jogo (Feliz7Play, 2018) está inserida em um contexto religioso cristão: a narrativa traz uma discussão sobre ética e tecnologia, tendo os 10 Mandamentos da Lei de Deus como texto de suporte. Este trabalho é parte de uma pesquisa maior e tem o objetivo de averiguar de que forma ocorrem as articulações entre mídia e religião e em que elas implicam para a obra. O método alia a pesquisa bibliográfica, resgatando conceitos de websérie, narrativa e midiatização da religião; e analítica, por um viés narratológico. O corpo teórico é constituído por autores como Benjamin (1994) e Martino (2016), entre outros. O resultado aponta que a narrativa da websérie é transpassada pela linguagem religiosa, de modo a deixar o discurso sobreposto à mediação da experiência.
Citas
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
CUNHA, Magali do Nascimento. Vinho novo em odres velhos: um olhar comunicacional sobre a explosão gospel no cenário religioso evangélico no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3dDmH7N. Acesso em: 3 jun. 2020.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
GENETTE, Gérard. Figuras II. Trad. Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2015.
GENETTE, Gérard. Figuras III. Trad. Ana Alencar. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
HERNÁNDEZ GARCÍA, Paula. Las webséries: evolución y características de la ficción española producida para Internet. Revista Faro, Valparaíso, n. 13, p. 94-104, 2011. Disponível em: https://bit.ly/2Wjm35S. Acesso em: 3 jun. 2020.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LOPEZ MERA, Diego Darío. WEBSERIES: Nuevo fenómeno de experimentación audiovisual y entretenimento. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2K23dPb. Acesso em: 3 jun. 2020.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac São Paulo, 2000.
MARTINO, Luís Mauro Sá Martino. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.
MIKLOS, Jorge. Religião midiatizada e ciberespaço: perspectivas teórico-crítica para os campos acadêmico e midiático. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO, 14., 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 3451-3461. Disponível em: https://bit.ly/370FQxV. Acesso em: 3 jun. 2020.
PISSINATTI, Larissa Gotti; SAMPAIO, Wany Bernardete de Araujo. Narrativas infantis: campos de força e o decolonial na formação de um leitor crítico. In: SIMPÓSIO LINGUAGENS E IDENTIDADES DA/NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL, 10., 2016, Universidade Federal do Acre. Anais [...]. Rio Branco: UFAC, 2016. Disponível em: https://bit.ly/372SvjZ. Acesso em: 3 jun. 2020.
ROMERO, Nuria Lloret; CENTELLAS, Fernando Canet. New stages, new narrative forms: The Web 2.0 and audiovisual language. Hypertext.net, Barcelona, v. 6, 2008. Disponível em: https://bit.ly/1mNZ6Ux. Acesso em: 3 jun. 2020.
SANTIAGO, João Pedro Valença; DOMINGUES, Daniel Mendes França Domingues. Com as próprias mãos: a websérie. 2015. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://bit.ly/31g9lIM. Acesso em: 3 jun. 2020.
SILVA, Lucas Octávio Cândio da; ZANNETI, Daniela. A websérie como produto audiovisual. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 38., 2013, Bauru. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2hcBACD. Acesso em: 3 jun. 2020.
SILVA, Rosilane Aparecida. A mulher no teatro brasileiro a partir das críticas de Barbara Heliodora. Existência e Arte, São João Del-Rei, ano I, n. I, jan./dez. 2005.
TODOROV, Tzvetan. As categorias da narrativa literárias. In: BARTHES, Roland; GREIMAS, A. J.; BREMOND, Claude; ECO, Umberto; GRITTI, Jules; MORIN, Violette; METZ, Christian; TODOROV, Tzvetan; GENETTE, Gérard. Análise estrutural da narrativa. Trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 218-264.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.