APONTAMENTOS CONCEITUAIS SOBRE O ENSINO DE JORNALISMO NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES E DA FORMAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA
Palabras clave:
Ensino de Jornalismo; Currículo; Diretrizes Curriculares; AmazôniaResumen
O artigo apresenta os fundamentos conceituais que perpassam a estruturação do projeto pedagógico do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá, destacando a compreensão teórica que subsidiou a reformulação do currículo, a partir das novas diretrizes curriculares para o ensino de jornalismo. Problematizamos os fundamentos e as dimensões que, em nosso entendimento, devem compor o currículo, considerando uma revisão crítica das diretrizes curriculares para a formação de jornalistas, dada a realidade e as demandas de formação na Amazônia. Para efeitos de conclusão, destacamos o papel do ensino, na articulação com a produção de conhecimento, que considere as especificidades, tensionamentos e contradições entre o campo profissional e de conhecimento do jornalismo, em uma dimensão epistêmica, que torna a prática pedagógica constitutiva de um processo de investigação que deve perpassar o currículo e subsidiar a prática pedagógica do pesquisador-jornalista-professor.
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