DISCUTINDO GÊNERO E ALTERIDADE COM ADOLESCENTES EM ESPAÇOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS ATRAVÉS DA FICÇÃO CIENTÍFICA
Palabras clave:
Ficção Científica, Gênero, Cinema, Literatura, Educação não-formalResumen
O presente artigo se propõe a refletir sobre o potencial do gênero da ficção científica, tanto na literatura quanto no cinema, para o debate de questões socioculturais, como as relações de gênero e alteridade. Dada à popularidade do gênero da ficção científica, e partindo da concepção de que os indivíduos não são passivos diante dos símbolos disseminados pela mídia, reconhece-se o potencial problematizador presente nos produtos culturais como meio de oferecer recursos para contestação e oposição a um discurso dominante. Para tanto, foram selecionadas duas obras de ficção científica - o livro “A Mão Esquerda da Escuridão”, de Ursula K. Le Guin, e o filme “A Chegada”, de Denis Villeneuve - para a realização de atividades lúdicas a partir da metodologia da pesquisa-ação com adolescentes de um espaço de educação não formal. Os resultados dessas atividades demonstram como uma abordagem lúdica a partir de produtos culturais estimula o envolvimento das/dos adolescentes frente aos temas propostos. Assim, ao identificar a metáfora do “Outro alienígena” e reconhecer nos grupos marginalizados a alteridade, ou ao refletir sobre as questões de gênero presentes em um mundo alternativo, as/os jovens puderam refletir a respeito das questões sociais presentes nas obras de ficção científica, bem como acerca de si mesmos enquanto jovens em posição de alteridade dado o contexto de vulnerabilidade social em que estão inseridos.
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