“DOS IDEALES EN GUERRA EN UN CUERPO OSCURO”: IDENTIDADES NEGOCIADAS EN INFILTRADO EN KLAN
Palabras clave:
Análise fílmica; identidades; Infiltrado na Klan; polícia; negros.Resumen
O presente trabalho tem como objeto de estudo o filme Infiltrado na Klan, lançado em 2018. Dirigida por Spike Lee, a obra trata de questões raciais, focando nos Estados Unidos da América. Aqui, busca-se compreender como Lee articula as identidades ─ individual e social ─ do protagonista da trama, o primeiro policial negro de Colorado Springs, Ron Stallworth, que se infiltra na organização supremacista branca Ku Klux Klan na década de 1970. Para isso, a metodologia adotada é a Análise fílmica, a partir de Manoela Penafria (2009). Trabalham-se os conceitos de raça, racismo, e identidade individual e social com base nas considerações de Stuart Hall (2016), Lilia Schwarcz (2012), Silvio Almeida (2018), Clara Santos (2005), entre outros. Como resultado, pode-se concluir que as identidades de Ron são postas em conflito durante o filme, mas o protagonista não abre mão de nenhuma em detrimento da outra, apenas estabelece negociações entre elas. Apesar disso, é a identidade individual que dá o tom da trama, já que Ron não pode fugir da marcação racial que lhe é imposta, além de ter muito orgulho e comprometimento com o que ele chama de “meu povo”, ao referir-se aos negros. O protagonista é marcado como diferente por seus colegas policiais, mas, talvez pelo fato do filme ser dirigido por um homem negro ciente da condição social dos negros, Ron não é construído com base em estereótipos, mas como alguém fiel a seus objetivos e princípios, dotado de capacidade e inteligência.
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