CORPO E CONSUMO: O MASCULINO EM ANÚNCIOS DA REVISTA VEJA NO PERÍODO DE 2008 A 2018
Palabras clave:
Corpo, masculino, propaganda, consumo.Resumen
Este artigo discute o uso do corpo masculino em exposição nos anúncios veiculados na revista Veja. O homem, que por muito tempo foi o receptor da mensagem, na contemporaneidade ganha destaque nos meios de comunicação de massa e torna-se, através do próprio corpo, a mensagem. E que corpo é esse? Discurso? Linguagem? Suporte? Sintoma da cultura, narrativa? Para tentar responder essas questões, delimitamos um objeto de pesquisa com recorte temporal. Analisaram-se 66 edições da revista Veja, durante 11 anos, 6 revistas por ano. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo, à luz de Bardin (1977), segundo a qual cinco anúncios publicitários foram selecionados, categorizados e analisados. Para compreender a sociedade atual e o corpo do sujeito pós-moderno, autores fundamentais nesta investigação foram Lipovestky (1983, 2004, 2007), Canevacci (2008), Baudrillard (1995, 2005) Le Breton (2003, 2006) e Ortega (2003, 2006), entre outros, que deram suporte para as investigações e o embasamento teórico das discussões.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.