O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS INCLUSIVAS: ALGUMAS REFLEXÕES
Palabras clave:
Trabalho Docente; Bem-Estar/Mal-Estar; Escola Pública.Resumen
A pesquisa que se apresenta busca comunicar saberes referente à construção do bem-estar/mal-estar de docentes de escolas públicas da rede Municipal de Educação da cidade de Ji-Paraná no estado de Rondônia. Destaca-se que o principal objetivo foi compreender as estratégias de enfrentamento aos fatores que produzem o bem-estar/mal-estar docente, em especial o componente da atividade laboral. Em termos metodológicos, a pesquisa se constituiu em uma perspectiva qualitativa com utilização de questionário fechado e entrevistas semiestruturadas. Destacam-se neste estudo, os seguintes autores: Jesus (2007); Csikszentmihalyi (1992); Seligman (2009); Rebolo (2005, 2010, 2012) entre outros. Os resultados mostram que dentre as estratégias relacionadas ao bem-estar/mal-estar, os professores utilizam o enfrentamento com foco no problema, o enfrentamento com afastamento psicológico e de modo não expressivo, o enfrentamento ativo. Constatou-se também que existem poucos trabalhos que buscam referenciar o bem-estar/mal-estar docente a perspectiva da melhoria da carreira profissional.
Citas
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