GÉNEROS POPULARES E CINEMA TRANSNACIONAL NA EUROPA MEDITERRÂNEA: O CASO DO WESTERN MEDITERRÂNEO

Autores/as

Resumen

Entre meados das décadas de 1950 e 1970, os países da Europa Mediterrânea apostaram numa estratégia de coprodução que permitiu o florescimento de géneros populares como o chamado western spaghetti, através do qual os produtores, argumentistas e realizadores do sul da Europa reinventaram um género que era sinónimo da cultura popular norte-americana e do cinema de Hollywood. Neste artigo analisamos estes filmes, procurando a chave do seu sucesso internacional nas características mediterrâneas que os distinguem da produção norte-americana. PALAVRAS-CHAVE: Western Mediterrâneo; Western Spaghetti; géneros populares; cinema transnacional; Sergio Leone.

Biografía del autor/a

Jorge Manuel Carrega, CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

Mestre em Literatura Comparada e Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve. 

Investigador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg. 

Lecionou História do Cinema e Cinema e outras Artes na FCHS/Universidade do Algarve. 

Publicou diversos artigos em revistas cientificas e de divulgação cultural e organizou conferencias e exposições sobre cinema. 

Citas

BASCHIERA, Stefano; Di CHIARA, Francesco. Once Upon a Time in Italy: Transnational Features of Genre Production 1960s-1970s. In: O. Hedling; Larsson, M. (eds), Making Movies in Europe: Production, Industry, Policy. Film International, Bristol: Intellectbooks, Vol. VIII, nº. 6, pp. 30-39. 2010.

BAZIN, André. O Que é o Cinema? Lisboa: Livros Horizonte, 1992.

BERGFELDER, Tim. THE NATION VANISHES: European co-productions and popular genre formula in the 1950s and 1960s. In: Mette Hjort; Scott Mackenzie (eds), CINEMA AND NATION; London: Routledge, pp. 131-142. 2000.

BERGFELDER, Tim. International Adventures: German Popular Cinema and European Co-Productions in the 1960s. New York: Berghahn Books. 2005.

BETTS, T. Foreword. In WEISSER, T. Spaghetti Westerns: The Good, the Bad and the Violent: A Comprehensive, Illustrated Filmography of 558 Eurowesterns and Their Personnel, 1961-1977. London: McFarland and Company, pp. xi-xiii, 1992.

BONDANELLA, Peter. A History of Italian Cinema. N.Y: Bloomsbury, 2013.

BUSCOMBE, Edward (edit). The BFI Companion to the Western. London: André Deutch/BFI, 1988.

CARREGA, Jorge. Géneros populares y cine transnacional en la Europa mediterránea: André Hunebelle y el cine de aventuras. ÁMBITOS: REVISTA DE ESTUDIOS DE CIENCIAS SOCIALES Y HUMANIDADES, núm. 38, pp. 13-22. Córdoba: 2017. Disponível em: https://helvia.uco.es/xmlui/handle/10396/16297.

DI CHIARA, Francesco. Peplum, il cinema italiano alle prese col mondo antico. Roma: Donzelli editore, 2016.

ELEFTHERIOTIS, Dimitris. Popular Cinemas of Europe. New York: Continuum, 2001.

ESPAÑA, Rafael De. Breve História del Western Mediterráneo. Barcelona: Glenat, 2002.

FISHER, A. Radical Frontiers in the Spaghetti Western: Politics, Violence and Popular Italian Cinema. London: I.B. Tauris, 2014.

FRAYLING, Christopher. Spaghetti Westerns: Cowboys and Europeans from Karl May to Sergio Leone. London: I.B. Tauris, 1998.

FRAYLING, Christopher. Sergio Leone: Once Upon a time in Italy. London: Thames & Hudson, 2008.

GRANT, Kevin. Any Gun Can Play: The essential guide to euro-westerns. Godalming Surrey: FAB Press, 2011.

HUGHES, Howard. Once upon a time in the Italian west. London: I.B. Tauris, 2006.

JABOUILLE, Victor. O Mediterrâneo Antigo: Unidade e Diversidade. Lisboa: Colibri, 1996.

MANZOLI, Giacomo. Da Ercole a Fantozzi: cinema popolare e società italiana dal boom económico alla neotelevisione (1958-1976). Roma: Carocci editore, 2015.

MIRANDA Suzana Reck. A clássica música das telas: O uso e a formação do tradicional estilo sinfônico. CIBERLEGENDA: Revista do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, 2011. Consultado em 17/08/2014. Disponível em:

http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/368/274

NAVARRO, António José (org.). Euro-Western - Revista Nosferatu nº 41-42. Barcelona: Paidós, 2002.

PUGLIESE, John. THE SOUTHS OF “THE WEST”: GEOCORPOGRAPHICAL ASSEMBLAGES OF PLANTS, COLONIALISM AND RACE IN SERGIO LEONE’S METAFIGURAL SPAGHETTI WESTERNS. Muiraquitã, UFAC, ISSN 2525-5924, v. 5, n. 2, 2017. Consultado em 31/01/2019. Disponível em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/article/view/1569

TEMPLE, Michael; WITT, Michael (edit). The French Cinema Book. London: BFI, 2004.

WAGSTAFF, Christopher. Italian Genre Films in the World Market, in NOWELL-SMITH & RICCI, Hollywood and Europe: economics, culture, national identity 1945-95. London: BFI, pp. 74-85, 1998.

Publicado

2019-07-09

Cómo citar

Carrega, J. M. (2019). GÉNEROS POPULARES E CINEMA TRANSNACIONAL NA EUROPA MEDITERRÂNEA: O CASO DO WESTERN MEDITERRÂNEO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 8(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2605

Número

Sección

Dossiê - Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop