A PAUTA AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DA REVISTA AMAZÔNIA S/A

Autores

  • Francielle Maria Modesto Mendes Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Priscila Cristina Miranda de Araújo

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a escolha das pautas ambientais conduzidas pelas dez edições da Revista Amazônia S/A, publicadas entre os anos de 2011 e 2013. A publicação é veiculada nos estados do Acre e Rondônia. O estudo foi motivado durante o projeto de pesquisa “Jornalismo Ambiental: a construção da notícia na Revista Amazônia S/A”, através do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre – FAPAC. Após a leitura da literatura adequada sobre as interfaces jornalismo e meio ambiente, a enumeração dos textos da revista que discutem o tema e a catalogação das informações, foi elaborado um capítulo intitulado “A Pauta Ambiental: um estudo de caso da Revista Amazônia S/A” para o Manual de Comunicação e Meio Ambiente para os jornalistas. Sabendo-se que os meios de comunicação contribuem para o desenvolvimento da opinião pública faz-se necessário aprofundar, discutir e democratizar a questão ambiental. Desta forma, serão analisados o comprometimento, a função pedagógica e a supervalorização da fauna e flora na seleção da pauta ambiental, entre outros aspectos. Para fundamentar a pesquisa, utilizaram-se autores como Wilson da Costa Bueno, Schirley Luft, Vilmar Berna, Nilson Lage.  

Biografia do Autor

Francielle Maria Modesto Mendes, Universidade Federal do Acre - UFAC

Professora Doutora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre - UFAC.

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Publicado

2015-06-14

Como Citar

Mendes, F. M. M., & Araújo, P. C. M. de. (2015). A PAUTA AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DA REVISTA AMAZÔNIA S/A. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/231

Edição

Seção

Artigos