LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumen
Nos dias atuais, o contato com os gêneros que exploram textos multimodais manifesta-se cotidianamente na vida das pessoas, principalmente dos jovens, por meio dos veículos de comunicação de massa, sejam impressos ou virtuais. Pensando nisso, o presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância de nós, professores de língua portuguesa, considerarmos os textos multimodais, em específico o gênero anúncio publicitário, no processo de leitura e letramento, uma vez que estamos buscando constantemente a formação de pessoas criticamente letradas. Dessa forma, com o intuito de incentivar a leitura e contribuir na formação de leitores críticos, elaboramos uma proposta de intervenção para alunos de 9° ano do Ensino Fundamental da escola Instituto Odilon Pratagi, localizada em Brasileia-AC. Adotamos como estratégia metodológica, os procedimentos de leitura tutorial, de maneira que permita com que o professor na condição de mediador de aprendizagem forneça ao aluno subsídios fundamentais para compreender o texto e pensar de forma crítica a questão social apresentada nos anúncios publicitários. Como suporte teórico e metodológico, fez-se o uso das contribuições de Antunes (2009), Bortoni-Ricardo (2010), Dionísio (2009; 2011), Kleiman (1995; 2005), Moraes (2002), Rojo (2009), entre outros referenciais.
Citas
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