LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

  • Marcieli Souza de Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Tatiane Castro dos Santos Universidade Federal do Acre - UFAC

Resumen

Nos dias atuais, o contato com os gêneros que exploram textos multimodais manifesta-se cotidianamente na vida das pessoas, principalmente dos jovens, por meio dos veículos de comunicação de massa, sejam impressos ou virtuais. Pensando nisso, o presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância de nós, professores de língua portuguesa, considerarmos os textos multimodais, em específico o gênero anúncio publicitário, no processo de leitura e letramento, uma vez que estamos buscando constantemente a formação de pessoas criticamente letradas. Dessa forma, com o intuito de incentivar a leitura e contribuir na formação de leitores críticos, elaboramos uma proposta de intervenção para alunos de 9° ano do Ensino Fundamental da escola Instituto Odilon Pratagi, localizada em Brasileia-AC. Adotamos como estratégia metodológica, os procedimentos de leitura tutorial, de maneira que permita com que o professor na condição de mediador de aprendizagem forneça ao aluno subsídios fundamentais para compreender o texto e pensar de forma crítica a questão social apresentada nos anúncios publicitários. Como suporte teórico e metodológico, fez-se o uso das contribuições de Antunes (2009), Bortoni-Ricardo (2010), Dionísio (2009; 2011), Kleiman (1995; 2005), Moraes (2002), Rojo (2009), entre outros referenciais.

Citas

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Publicado

2018-12-05

Cómo citar

Oliveira, M. S. de, & Santos, T. C. dos. (2018). LEITURA DE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 7(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/2208

Número

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